Considere as afirmações sobre a produção historiográfica...

#Questão 516965 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.

II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.

III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.

IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.

É correto o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis