Questões de Governança de TI do ano 2022

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Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2022

#Questão 1023599 - Governança de TI, COBIT, FGV, 2022, MPE-GO, Assistente Programador

Em virtude da crise sanitária vivida em função da Covid-19, os funcionários do Ministério Público de Goiás (MP-GO) foram informados da necessidade de se fazer, de forma temporária, o trabalho remoto. Camila, administradora da rede, identificou que tal atividade geraria uma sobrecarga dos recursos existentes. Como o MP-GO faz uso das melhores práticas de gestão, Camila foi buscar essa informação no modelo COBIT.
Para criar uma estratégia de governança que evite interrupções nos seus serviços, de acordo com o COBIT, Maria deve focar no gerenciamento de

#Questão 1023600 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2022, MPE-GO, Assistente Programador

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) implementou um serviço de atendimento que precisa de uma proximidade maior com seu usuário. O objetivo é trabalhar colaborativamente com seus usuários de forma a obter um relacionamento benéfico e interativo, capacitando-os a serem colaboradores na cadeia de serviços.
De acordo com o ITIL, para auxiliar nesse processo, o MP-GO fez uso da prática de

A universidade YEDU implantou um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no final da década de 1990. Ao longo dos anos, foram feitas diversas customizações para atender novas demandas de negócio. Após um tempo, tornou-se evidente uma disparidade de dados na YEDU. Um mesmo aluno era visto em até seis sistemas. Para agravar ainda mais essa disparidade, os nomes e os atributos dos alunos foram preenchidos com diversos erros de digitação em cada sistema. Os sistemas de BI não possuíam recursos para mostrar uma visão única de cada aluno.
A alta administração da YEDU decidiu então implementar um programa de Gestão e Governança de Dados. Para resolver o problema de repetições de dados de alunos na YEDU, o CDO (Chief Data Officer) definiu corretamente a seguinte abordagem:

#Questão 1074873 - Governança de TI, ITIL, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Em relação às quatro dimensões do gerenciamento de serviços, abordadas no ITIL v4, temos:


(1) Parceiros e Fornecedores.

(2) Dados e Informação.

(3) Fluxos de valor e Processos.

(4) Organizações e Pessoas.


Da relação apresentada:

#Questão 1074874 - Governança de TI, COBIT, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Com base no framework COBIT 2019, analise as afirmativas a seguir.


I. Anteriormente ao COBIT 2019 tivemos a versão de número cinco, ou seja, o COBIT 5.

II. Existem 12 (doze) publicações oficiais que são consideradas a essência do COBIT 2019.

III. Dentre os inúmeros exemplos de áreas de foco, podemos destacar computação em nuvem.


Das afirmativas:

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