Questões de Governança de TI

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Listagem de Questões de Governança de TI

#Questão 924365 - Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de TI, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

“A Governança de TI é definida como uma estrutura de relacionamento e processos para dirigir e controlar uma organização, a fim de atingir os objetivos corporativos, adicionando valor ao negócio e equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento em TI e seus processos. Tais estruturas e processos buscam garantir que a TI contribua para que os objetivos e estratégias da organização assumam seu valor máximo, de forma a controlar a execução e a qualidade dos serviços de TI em benefício da organização.” - GASETA, E. R.; Fundamentos de Governança de TI. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2011. 
Tendo em vista que a implantação da Governança de TI deve ser precedida de um planejamento estratégico de TI, analise o quadro abaixo, identificando corretamente a sequência das etapas para a realização de um planejamento estratégico de TI:
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A sequência correta que identifica as etapas para a realização de um planejamento estratégico é: 

Na modelagem de processos de negócio, uma notação muito utilizada é a BPMN (Business Process Model and Notation). São elementos da notação BPMN e que estão disponíveis no software Bizagi Modeler, versão 3.1, em português, EXCETO: 

#Questão 924685 - Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, VUNESP, 2023, TCM-SP, Auditor de Controle Externo - Especialidade: Tecnologia da Informação

O Decreto Municipal nº 57.653, de 07 de abril de 2017, define, em seu capítulo inicial, as diretrizes a serem seguidas pela Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC), dentre as quais incluem-se

#Questão 924366 - Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de TI, UNIFAL-MG, 2023, UNIFAL-MG, 2023 - UNIFAL-MG - Técnico de Tecnologia da Informação

O processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação no Poder Executivo Federal é regido atualmente pela Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022. Com base nesta legislação, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa cujas afirmativas estejam todas corretas:  
I. Na fase de Planejamento da Contratação tem-se a instituição da Equipe de Planejamento da Contratação, a elaboração do Estudo Técnico Preliminar da Contratação e a elaboração do Termo de Referência, etapas que devem ser seguidas mesmo nos casos de inexigibilidade, dispensa de licitação ou licitação dispensada e adesão à Ata de Registro de Preços, salvo quando a estimativa de preços da contratação seja inferior ao disposto no inciso II do art. 75 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. II. São considerados recursos de TIC equipamentos e dispositivos baseados em técnica digital, com funções de coleta, tratamento, estruturação, armazenamento, comutação, transmissão, recuperação ou apresentação da informação, a exemplo de: desktops, notebooks, coletores de dados do tipo personal digital assistant - PDA, equipamentos de coleta de dados satelitais, monitores de vídeo, impressoras, impressoras térmicas, scanners de documentos, tablets, incluindo-se serviços de manutenção e suporte desses equipamentos; III. Para aquisições cuja estimativa de valor esteja abaixo de R$ 57.208,33, a aplicação desta norma é facultativa, inclusive em relação ao alinhamento do PDTIC do órgão ou entidade e à Estratégia de Governo Digital, devendo ser integradas à Plataforma gov.br, nos termos do Decreto nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e suas atualizações, quando tiverem por objetivo a oferta digital de serviços públicos. IV. Na Instrução Normativa está previsto o gerenciamento de riscos, como sendo o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização pertinentes com a contratação, que precisa ser realizado exclusivamente na fase do Planejamento da Contratação, materializando-se no Mapa de Gerenciamento de Riscos. V. O Modelo de Gestão do Contrato descreverá como a execução do objeto será acompanhada e fiscalizada pelo órgão ou entidade, observando, quando possível, fixação dos critérios de aceitação dos serviços prestados ou bens fornecidos, procedimentos de teste e inspeção para fins da avaliação do cumprimento das exigências de caráter técnico, fixação dos valores e procedimentos para retenção ou glosa no pagamento, sem prejuízo das sanções cabíveis, definição clara e detalhada das sanções administrativas, e procedimentos para o pagamento, descontados os valores oriundos da aplicação de eventuais glosas ou sanções.

#Questão 924698 - Governança de TI, ITIL, FUNDATEC, 2023, BRDE, Analista de Sistemas - Administração de Banco de Dados

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando uma prática da Gestão de Serviços (ITIL v4) a um indicador chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) adequado para avaliar o desempenho da prática na organização. 
Coluna 1 1. Gestão de Capacidade e Desempenho. 2. Gestão de Disponibilidade. 3. Gerenciamento de Implantação. 4. Validação e teste de serviço. 5. Gerenciamento de Continuidade de Serviços.
Coluna 2 ( ) Percentagem de Teste de Aceitação de Serviços não foram aprovadas pelo cliente. ( ) Número de interrupções de serviço. ( ) Tempo de resolução para gargalos de capacidade identificados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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