Questões sobre Gestão de Competências

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Listagem de Questões sobre Gestão de Competências

Uma Câmara Municipal enfrentava problemas recorrentes em suas sessões, como conflitos entre vereadores, dificuldade em alcançar consensos nas decisões e baixa interação com a comunidade local. O presidente da Câmara percebeu que a falta de competências interpessoais estava prejudicando o desempenho legislativo e as relações internas e externas da organização. Para reverter esse cenário, foram propostas ações com foco no desenvolvimento de competências interpessoais. Com base no caso apresentado e no conceito de competência interpessoal, assinale a afirmativa que NÃO reflete corretamente o desenvolvimento dessas competências.

A gestão de pessoas e o departamento pessoal, embora sejam complementares, possuem diferenças importantes quanto aos seus objetivos estratégicos e operacionais. Sobre essa diferença, analise as situações a seguir, ocorridas em um órgão público.

I. Determinado setor elabora um plano estratégico para identificar e desenvolver futuros líderes, garantindo a sucessão em cargos críticos.
II. Uma equipe é encarregada de calcular e processar o pagamento de férias de um grupo de servidores, assegurando o cumprimento de normas legais.
III. O órgão público implementa um programa de mentoring para servidores em início de carreira, promovendo aprendizado contínuo e engajamento institucional.
IV. Uma área avalia a estrutura organizacional para identificar gargalos na distribuição de competências e propor realocações que aumentam a eficiência do órgão.
V. Um servidor solicita ao setor responsável a emissão de uma declaração de tempo de serviço para fins de aposentadoria.

Considerando as diferenças entre gestão de pessoas e departamento pessoal, qual afirmativa melhor classifica as situações apresentadas?

A busca pelo desenvolvimento profissional contínuo do oficineiro é um fator-chave para a qualidade de suas intervenções. Identifique a ação que fortalece esse processo.

A Coordenadoria de Capacitação e Qualificação de uma Instituição Federal de Ensino Superior é responsável pela elaboração do plano de capacitação dos servidores da instituição. Para isso, a equipe de servidores responsáveis por esta atividade deve ser reunir e fazer a leitura em conjunto de um dos instrumentos legais que norteiam a capacitação dos servidores públicos federais que é o Decreto nº 9.991/2019. Um trecho da legislação lida pela equipe é: “com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.

Esse trecho se refere à 

#Questão 1127631 - Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 35 e 46: Gestão e Negócios II

“A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização”

CHIAVENATO. Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010.
Quanto à seleção de pessoas baseada em competências, afirma-se que

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