Questões de Gestão de Pessoas da CEPS-

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A unidade de gestão de desempenho e carreira de uma Universidade Federal de Ensino Superior é responsável pela análise dos processos de desenvolvimento na carreira dos servidores técnico-administrativos em educação. Na rotina de trabalho da unidade é comum receber pedidos de orientação dos servidores a respeito da carreira. Um dos pedidos de orientação trata da seguinte temática: o desenvolvimento dos servidores técnicoadministrativos em educação na carreira é previsto na Lei nº 11.091/2005, e realiza-se, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, a

A Coordenadoria de Capacitação e Qualificação de uma Instituição Federal de Ensino Superior é responsável pela elaboração do plano de capacitação dos servidores da instituição. Para isso, a equipe de servidores responsáveis por esta atividade deve ser reunir e fazer a leitura em conjunto de um dos instrumentos legais que norteiam a capacitação dos servidores públicos federais que é o Decreto nº 9.991/2019. Um trecho da legislação lida pela equipe é: “com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.

Esse trecho se refere à 

O modelo de Thomas-Kilmann (2004) é uma das ferramentas mais utilizadas para a resolução de conflitos e baseia-se em duas dimensões: assertividade e cooperativismo. Além disso, identifica cinco maneiras de responder a situações de conflito: competir, colaborar, comprometer-se, evitar e acomodarse. Considerando a habilidade de administrar conflitos como uma importante função do administrador, analise as afirmativas a seguir.

I. No estilo colaborativo de gerenciar conflitos, o objetivo é encontrar uma solução “ganha-perde”, ou seja, trabalhar em conjunto para encontrar uma solução que satisfaça ambos os lados. Pode ser eficaz na construção de confiança ou na criação de sinergias, mas também pode ser demorado e desafiador.
II. A competição é assertiva e não cooperativa, um modo orientado pelo poder. Ao competir, o indivíduo busca satisfazer suas próprias preocupações à custa das outras pessoas, recorrendo ao tipo de poder que lhe parecer apropriado para conquistar sua posição.
III. Para desenvolver ainda mais suas habilidades nessa área, o administrador precisa praticar e aprimorar diversas habilidades, como o autoconhecimento. Isso inclui estar ciente das próprias emoções, gatilhos, vieses e valores, e como eles afetam seu comportamento em situações de conflito.
IV. A Evasão é não assertiva e não cooperativa. Ao evitar, o indivíduo não procura satisfazer imediatamente suas preocupações ou as da outra pessoa. O indivíduo não aborda o conflito. Evitar pode assumir a forma de desviar-se diplomaticamente de um problema, postergá-lo para uma melhor ocasião ou simplesmente esquivar-se de uma situação ameaçadora.

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