Listagem de Questões sobre Geral
Os professores de filosofia devem dedicar-se unicamente a ensinar a cultura clássica.
O ensino de filosofia facilita a articulação das disciplinas, podendo ser um vetor de promoção das atividades interdisciplinares na escola.
A filosofia é pouco adequada ao diálogo inter e transdisciplinar, dado ser uma disciplina altamente conceitual.
A interdisciplinaridade é uma característica intrínseca ao contexto escolar e, consequentemente, ao ensino de filosofia, visto que saberes são produzidos a despeito do engajamento dos professores.
O professor de filosofia deve ensinar conceitos filosóficos desconsiderando o contexto escolar e atendendo às necessidades atuais.
o professor de filosofia do ensino médio deve, obrigatoriamente, incluir a análise dos textos integrantes da tradição filosófica como conteúdo a ser ministrado.
a estratégia correta de ensino de filosofia consiste em antecipar o que será ministrado aos estudantes em contexto de formação do ensino superior.
os conteúdos de filosofia devem ser orientados exclusivamente pelo uso de textos didáticos que instruam sobre a história da filosofia.
os conteúdos de filosofia referentes ao ensino médio devem favorecer o desenvolvimento de capacidade crítica e de redação de textos dos alunos.
os professores de filosofia do ensino médio devem ter, na sua formação, contato com textos filosóficos, a fim de que, na prática docente, os conteúdos desses textos sejam adequados ao escopo do ensino médio.
nos temas que levam os alunos a filosofar, desconsiderando-se a história da filosofia.
nos manuais disponíveis.
na história da filosofia e no diálogo entre a sua perspectiva, a dos alunos e a dos textos.
na história da filosofia, composta pela maior quantidade possível de autores e obras.
em grandes teorias filosóficas previamente codificadas pelo professor, já que o aluno participa desse processo apenas como ouvinte.
O estabelecimento de reflexão e diálogo com os estudantes é fundamental para a construção de um ambiente de aprendizado propício ao ensino de filosofia.
É possível construir uma didática universal para o ensino de filosofia, a despeito da perspectiva filosófica adotada.
O professor de filosofia deve ser o protagonista da construção do espaço filosófico, uma vez que os estudantes ainda não compreendem a dinâmica desse espaço.
A proposta didática de um curso independe das realidades do segmento ao qual se dirige, devendo vincular-se apenas aos níveis de compreensão e aos interesses dos estudantes.
O o que e o como ensinar estão fundamentalmente imbricados, o que implica a existência de uma didática universal para o ensino da filosofia.
Considerando as reflexões e discussões dispostas nos PCNs, assinale a opção correta acerca das competências acima listadas.
O eixo representação e comunicação pressupõe e implica que a leitura significativa deva levar a uma postura interventiva.
Os parâmetros curriculares nacionais definem o que seja, precisamente, a leitura significativa de um texto.
De acordo com o eixo representação e comunicação, um dos aspectos que o ensino de filosofia deve contemplar é a leitura significativa de textos filosóficos, bem como a leitura filosófica de textos diversos e de materiais audiovisuais, por exemplo.
Depreende-se do 1.º eixo que ler um texto filosófico implica ser capaz de traduzir o texto para outras linguagens e reconhecer os equívocos cometidos pelo autor, corrigindo-os por meio de argumentos consistentes.
De acordo com o eixo contextualização sociocultural, recomenda-se aos professores de filosofia o máximo de distanciamento possível da realidade dos alunos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}