Listagem de Questões sobre Geral
Com relação ao eixo representação e comunicação, assinale a opção correta.
Textos poéticos são menos propícios para o trabalho filosófico no ensino médio, pois, como podem ser lidos de diversas maneiras, nunca expressam uma verdade única.
A leitura filosófica de textos de diferentes registros demanda do professor não apenas o conhecimento da disciplina filosófica, mas interesse por outras áreas do saber, com as quais estabeleça constante diálogo.
O professor de filosofia deve buscar especializar-se em cinema, jornalismo, literatura e outras mídias, uma vez que precisa promover a leitura filosófica de outros textos que não os filosóficos.
A competência de “ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros” é um equívoco pedagógico, pois não há como determinar o que é um texto filosófico.
Ler filosoficamente uma matéria de jornal ou revista é extrair conceitos filosóficos desses textos e, a partir deles, descrever a solução para problemas cotidianos.
Considerando o debate como estratégia didática e como uma competência importante para o ensino de filosofia, assinale a opção correta.
A competência de debater desenvolve-se à medida que os estudantes partícipes dos debates se disponham a mudar de posição, pois não há debate em que todas as posições sejam sempre fixas.
Cabe ao professor, ao mediar o debate em sala de aula, identificar os argumentos mais consistentes e descrevê-los por escrito para que os alunos possam aderir a eles.
Nos PCN, há, entre as competências, uma hierarquização, segundo a qual a competência de debater argumentativamente é a mais importante de todas, pois prepara o estudante para o encontro com a atividade cidadã, sempre caracterizada por debates coletivos.
O debate é uma competência que deriva da apropriação reflexiva do texto, de modo que o estudante possa demonstrar que sabe ler e pensar.
A capacidade de tomar posição em um debate de modo argumentativo, de reconhecer um argumento mais consistente e, por isso, repensar e modificar a própria posição sistematiza as competências de comunicação e representação, instrumentos do estudante na atividade de debate.
Considerando o eixo investigação e compreensão dos PCN e refletindo acerca do ensino de filosofia no ensino médio, é correto afirmar que
em função do caráter investigativo e reflexivo da filosofia, a investigação e compreensão constituem o eixo mais importante entre os definidos pelos PCN.
é fundamental, no desenvolvimento do eixo de competências de investigação e compreensão, a articulação da filosofia com as diferentes ciências e artes.
a competência do eixo de investigação e compreensão só se torna possível por meio de debates entre diversos professores de diversas disciplinas.
a competência de articulação de conhecimentos deve ser a última a ser desenvolvida, uma vez que necessita de todas as outras.
o eixo de investigação e compreensão está ligado ao caráter interdisciplinar da filosofia, de modo exclusivo.
Embora na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei n.º 11.684/2008, não se determine a presença de conteúdo de ética e cidadania no currículo de filosofia, esse conteúdo é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Considere que, diante disso, uma professora de ensino médio de filosofia tenha decidido abordar, em sala de aula, o assunto violência contra a mulher como parte do conteúdo de ética e cidadania. Nessa situação, para que o referido assunto seja abordado de forma interdisciplinar, cabe à professora
ler, juntamente com os alunos, trechos de textos filosóficos que versam sobre a violência contra a mulher e proferir comentários sobre esse assunto com base na Lei Maria da Penha, bem como, com a participação da professora de artes, propor aos alunos a realização da atividade de produção de peças gráficas que expressem o assunto violência contra a mulher.
preparar uma apostila sobre o assunto, a qual servirá de base para um debate entre os alunos, que devem posicionar-se quanto aos argumentos expostos pela professora por meio de debate e da redação de texto dissertativo.
exibir vídeo que apresente o depoimento de mulheres vítimas de estupro, devendo posteriormente os alunos comentar em grupos os relatos exibidos e redigir individualmente texto sobre o assunto.
ler, juntamente com os alunos, o texto da Lei Maria da Penha e distribuir um questionário que avalie os alunos quanto ao conhecimento dessa essa lei, a fim de prepará-los para futura prova.
propor que parte da turma comente o texto da Lei Maria da Penha e que outra parte analise casos de violência doméstica à luz desse texto, devendo ainda, organizar um debate.
Na visão de Péricles, a igualdade democrática exige excluir como injustas todas as diferenças entre os cidadãos.
A democracia, segundo Péricles, caracteriza-se pelo jogo de interesses entre partidos. Consiste em fazer passar a visão do próprio partido como a melhor para o todo da polis.
Democracia é o estado político em que a soberania pertence somente aos nobres por nascimento ou à elite dos mais ricos e visa servir aos interesses desses dois segmentos.
Segundo Péricles, a democracia exclui o mérito como princípio para avaliar a capacidade de os cidadãos prestarem seu serviço ao público.
Na concepção de Péricles, democracia implica compartilhar o cuidado pela polis entre todos os cidadãos, buscando em todas as decisões favorecer a maioria; entretanto, possuir iguais direitos em relação às leis não exclui o princípio do mérito, ou seja, que os cidadãos mais virtuosos tenham papéis mais destacados na condução da vida em comum.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}