Embora na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei n.º 11.684/2008, não se determine a presença de conteúdo de ética e cidadania no currículo de filosofia, esse conteúdo é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Considere que, diante disso, uma professora de ensino médio de filosofia tenha decidido abordar, em sala de aula, o assunto violência contra a mulher como parte do conteúdo de ética e cidadania. Nessa situação, para que o referido assunto seja abordado de forma interdisciplinar, cabe à professora
ler, juntamente com os alunos, trechos de textos filosóficos que versam sobre a violência contra a mulher e proferir comentários sobre esse assunto com base na Lei Maria da Penha, bem como, com a participação da professora de artes, propor aos alunos a realização da atividade de produção de peças gráficas que expressem o assunto violência contra a mulher.
preparar uma apostila sobre o assunto, a qual servirá de base para um debate entre os alunos, que devem posicionar-se quanto aos argumentos expostos pela professora por meio de debate e da redação de texto dissertativo.
exibir vídeo que apresente o depoimento de mulheres vítimas de estupro, devendo posteriormente os alunos comentar em grupos os relatos exibidos e redigir individualmente texto sobre o assunto.
ler, juntamente com os alunos, o texto da Lei Maria da Penha e distribuir um questionário que avalie os alunos quanto ao conhecimento dessa essa lei, a fim de prepará-los para futura prova.
propor que parte da turma comente o texto da Lei Maria da Penha e que outra parte analise casos de violência doméstica à luz desse texto, devendo ainda, organizar um debate.
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