Listagem de Questões sobre Geral
Na obra Verdade e método, esboços de uma hermenêutica filosófica, Gadamer afirma que a experiência da arte faz surgir o fenômeno hermenêutico em toda a sua extensão, sendo discernida, nesse fenômeno, uma forma de verdade, que é também uma forma de atividade filosófica. Desse modo, a hermenêutica abrange a experiência estética. As Brillo Box de Andy Warhol reproduzem, em tamanho real, as caixas de sabão da marca Brillo, vendidas nos supermercados nova-iorquinos da época. Nesse sentido, considere que as Brillo Box estejam expostas em um museu, com cinco espectadores distintos que visitam ao mesmo tempo essa obra de arte. Considerando a figura e a situação hipotética descrita, assinale a opção correspondente à atitude do espectador da Brillo Box que passa pela experiência hermenêutica da arte conforme a proposta de Gadamer.
O espectador abre o catálogo da exposição e lê o que está escrito sobre a Brillo Box, buscando uma justificativa para o fato de a peça ser considerada uma obra de arte.
O espectador supõe que as caixas empilhadas por Andy Warhol foram retiradas do supermercado e declara que a peça não deveria estar em um museu, porque não é uma obra de arte.
O espectador, percorrendo apressadamente a sala de exposição, passa diante da Brillo Box de Warhol sem se deter.
O espectador se detém diante da Brillo Box e passa a experimentar o jogo da arte, no qual os jogadores e o próprio jogo se transformam conforme o que é jogado.
Com a câmera de um celular, o espectador faz um autorretrato em frente à Brillo Box de Warhol e o publica imediatamente em uma rede social.
Em A origem da obra de arte, Heidegger preocupa-se com a caracterização da obra de arte e com a diferença que há entre arte e as coisas em geral. Para essa investigação, Heidegger analisa uma pintura de Van Gogh na qual está figurado um par de sapatos de uma camponesa, que é considerado um utensílio. Desse modo, ele conclui que a pintura de Van Gogh é “a abertura do que o utensílio na verdade é”. Considerando a estética de Heidegger, é correto afirmar que o exemplo dos sapatos da camponesa ilustra que a obra de arte
imita a essência geral das coisas.
imita a utensilidade do utensílio.
desoculta a utilidade dos sapatos.
desoculta a confiabilidade da arte.
desoculta a essência geral das coisas.
Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo
considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.
propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.
O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.
Adorno
Kant
Hegel
Horkheimer
Platão
O estudo sobre o episódio das sereias, concernente à Odisséia de Homero, é uma passagem emblemática da obra A dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na Odisséia, Ulisses narra que, para sobreviver ao canto das sereias, tapou com cera os ouvidos dos marinheiros e mandou que o atassem ao mastro da nau sem, contudo, tapar seus próprios ouvidos. Amarrado, Ulisses ouviu o canto inebriante, mas não sucumbiu a ele. Seus nautas, por sua vez, não escutaram o canto e remaram incessantemente, surdos à beleza. Para Adorno e Horkheimer, as medidas tomadas por Ulisses quando seu navio se aproximou do território das sereias pressagiam alegoricamente a dialética do esclarecimento. Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta com base na teoria de Adorno e Horkheimer.
Ulisses triunfa sobre as sereias, pois abdica do gozo de escutar seus cantos. No entanto, aos nautas é permitido o gozo desse canto, emblema do próprio gozo da arte.
Ulisses somente pode escutar o canto das sereias, porque escolheu sua própria prisão. Os remadores sabem que algo belo existe, mas também sabem que, para sobreviver, devem viver sem essa beleza.
Os remadores estão condenados a trabalhar sem o gozo completo da beleza, enquanto Ulisses, o chefe, tem direito ao gozo livre e completo do belo.
A atitude de Ulisses marca a libertação estética das classes sociais oprimidas, pois remando surdas sem parar, elas vencem as sereias.
O triunfo de Ulisses sobre as sereias constitui uma forma emergente de mito sobre a racionalidade, ou seja, representa a transformação da arte em magia.
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