Listagem de Questões sobre Geral
A experiência estética é, segundo Kant, puramente contemplativa. Isso significa que a experiência estética é livre de qualquer forma interessada de relação com os objetos, sejam eles naturais ou artísticos. Observar uma pintura ou uma paisagem, ouvir uma música ou assistir a um filme podem ser experiências estéticas, dependendo da atitude do indivíduo diante de cada um desses atos. Assim sendo, nas opções a seguir são descritos motivos pelos quais diferentes pessoas se colocam diante de obras de arte. Desse modo, assinale a opção em que é apresentada uma experiência estética conforme a teoria kantiana.
Um jovem assiste a uma montagem da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, para produção de uma resenha para as aulas de história da arte.
Uma senhora assiste a um filme considerando que sua experiência possui valor em si mesma e por si mesma.
Um homem rico assiste a um concerto beneficente, patrocinado por ele, para mostrar à sociedade que é um filantropo.
Uma senhora lê Mrs. Dalloway, um romance de Virginia Woolf, no idioma original, para aprimorar seu domínio do inglês.
Um geólogo observa uma fotografia de paisagem, buscando localizar determinadas formações rochosas.
Nietzsche, no ensaio Richard Wagner em Bayreuth (1876), criticou os valores modernos, a hipocrisia e a decadência. Nesse ensaio, Nietzsche propôs uma releitura do mito da caverna de Platão, associando a sociedade moderna à caverna e o artista a um homem superior, que tem acesso à luz e à verdade, livre das amarras da caverna. Com base nas teorias de Nietzsche, é correto afirmar que
a arte eleva o homem aos valores modernos.
o homem assimila o mundo subterrâneo da caverna por meio da arte.
o homem assimila os valores da vida moderna por meio da arte.
a arte liberta o homem da trivialidade da vida moderna.
a arte possibilita o acesso à luminosidade do mundo moderno.
Duas figuras da mitologia grega são fundamentais para a definição da tragédia segundo Nietzsche. Uma representa o princípio vital elementar e, portanto, remete à dissolução do indivíduo no fluxo do caótico do ser primordial e leva à embriaguez, ao excesso, ao êxtase e à potência do irracional que dissolve as formas. A outra figura mítica corresponde à potência ordenadora e estabilizadora, que faz nascer a medida, as formas claras e bem individualizadas e o sonho das belas aparências. Assim sendo, é correto afirmar que essas figuras míticas são, respectivamente,
Dioniso e Zeus.
Apolo e Dioniso.
Dioniso e Apolo.
Zeus e Apolo.
Zeus e Dioniso.
Na obra Teoria estética, Adorno afirma que a arte é um meio de liberdade e criatividade no mundo tecnocrata. A função da obra de arte é, portanto, desempenhar uma crítica, sendo, ainda, um tópos da utopia e do desejo humano. Nesse sentido, a arte é o fermento de um mundo livre. Adorno admirou a segunda Escola de Viena, que rejeitou a gramática musical existente e utilizou uma sintaxe musical nova, a atonalidade. Em Filosofia da nova música, Adorno defende uma modernidade radical.
As técnicas artísticas clássicas devem estimular a produção de novos materiais.
Os artistas devem empregar materiais tradicionais em produções radicalmente modernas.
Os artistas devem utilizar materiais em constante evolução e rejeitar toda tentativa passadista.
Os artistas devem adotar estruturas existentes do passado, utilizando materiais novos.
O progresso dos materiais e a releitura do passado definem o modernismo na música.
Walter Benjamin estabelece uma distinção entre obras de arte dotadas de aura e obras de arte produzidas por meios de reprodução técnica. Com relação à figura acima, da série Brillo Box de Andy Warhol, e às reflexões de Walter Benjamin, assinale a opção correta.
A série de Warhol, feita em serigrafia — um meio de reprodutibilidade técnica — preserva a aura das caixas originais de sabão em pó, devido à repetição exata do original.
A reprodutibilidade técnica acentua o caráter cotidiano das caixas de sabão Brillo, transformando-as em arte comercial dotada de aura.
A serigrafia, a fotografia e os recursos digitais são meios de reprodutibilidade técnica amplamente empregados por Warhol para compor uma arte aurática em sintonia com o capitalismo.
Na série Brillo Box, Warhol busca a unicidade aoX transfigurar as caixas comuns em algo dotado de aura e, simultaneamente, coerente com a cultura técnica e comercial.
Ao apresentar a série Brillo Box, Warhol realiza uma arte exata e reprodutível, coerente com uma cultura técnica e comercial, visto que apresenta o que é comum, sem mistério e sem aura.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}