Considerando o debate como estratégia didática e como uma competência importante para o ensino de filosofia, assinale a opção correta.
A competência de debater desenvolve-se à medida que os estudantes partícipes dos debates se disponham a mudar de posição, pois não há debate em que todas as posições sejam sempre fixas.
Cabe ao professor, ao mediar o debate em sala de aula, identificar os argumentos mais consistentes e descrevê-los por escrito para que os alunos possam aderir a eles.
Nos PCN, há, entre as competências, uma hierarquização, segundo a qual a competência de debater argumentativamente é a mais importante de todas, pois prepara o estudante para o encontro com a atividade cidadã, sempre caracterizada por debates coletivos.
O debate é uma competência que deriva da apropriação reflexiva do texto, de modo que o estudante possa demonstrar que sabe ler e pensar.
A capacidade de tomar posição em um debate de modo argumentativo, de reconhecer um argumento mais consistente e, por isso, repensar e modificar a própria posição sistematiza as competências de comunicação e representação, instrumentos do estudante na atividade de debate.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}