Questões de Direito Financeiro do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Direito Financeiro do ano 2022

Com base nas regras previstas no ordenamento jurídico acerca dos processos de contas, julgue o item subsequente.


Contra acórdão que tenha julgado irregulares as contas e condenado em débito o responsável cabe recurso de reconsideração, que terá efeito suspensivo, formulado por escrito, uma só vez, e somente será processado mediante o depósito prévio de valores ou arrolamento de bens que correspondam a dez por cento do valor devido.

#Questão 991386 - Direito Financeiro, O Crédito Público, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Procurador de Contas do Ministério Público

Em relação a orçamento público, julgue o item que se segue.


Os créditos suplementares, especiais e adicionais são espécies do gênero crédito extraordinário, tendo todos como condição de validade a edição de lei em sentido formal que autorize sua emissão.

Em relação a orçamento público, julgue o item que se segue.


O princípio orçamentário da não afetação de receitas contempla todas as espécies tributárias e não comporta exceção.

#Questão 991388 - Direito Financeiro, A Despesa Pública, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Procurador de Contas do Ministério Público

Julgue o item subsequente, que diz respeito à execução da despesa pública, à repartição de receitas tributárias, ao controle externo e a subsídios. 


Não está inserida entre as competências do controle externo a fiscalização acerca dos atos administrativos referentes à concessão de incentivos fiscais, uma vez que envolve análise de atos administrativos sob os critérios da legitimidade e da economicidade, estranhos à atividade dos tribunais de contas. 

#Questão 991389 - Direito Financeiro, A Despesa Pública, CESPE / CEBRASPE, 2022, MPC-SC, Procurador de Contas do Ministério Público

Julgue o item subsequente, que diz respeito à execução da despesa pública, à repartição de receitas tributárias, ao controle externo e a subsídios. 


Segundo o Supremo Tribunal Federal, a norma constitucional que destina a estados e municípios o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos abrange também aquele que incide sobre pagamentos feitos pelos entes mencionados a pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a prestação de bens ou serviços.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis