Listagem de Questões sobre Geral
Em relação ao planejamento de comunicação, assinale a opção INCORRETA.
O planejamento se refere às concepções globais ou estratégicas que in-cluem todos os elementos necessários à consecução de um objetivo, e para tal deve incluir avaliação e ajustes constantes.
A etapa de definição de estratégias implica a escolha da mídia, dos veícu-los e dos tipos de campanha.
São etapas do planejamento de comunicação: o levantamento de infor-mações, a análise situacional, a tomada de decisões e definições, implantação, execução, controle e avaliação.
A definição do tipo de campanha deve fazer parte do planejamento de comunicação, podendo ser utilizada a campanha institucional, a coopera-da, de promoção, de incentivo, de promoção de vendas ou a campanha guarda-chuva.
Em relação à distribuição e veiculação dos releases, é INCORRETO afirmar:
Os releases transformaram-se em vigoroso artefato da iniciativa privada para utilizar a imprensa como elo com a sociedade, ou mercado consumidor.
A proliferação e aceitação dos releases são, em parte, responsáveis pela redução das equipes nas redações, já que a notícia chega pronta, gratuita.
Os releases são o instrumento físico principal num sistema de informação e relacionamento entre instituições e imprensa.
Interesse público, adequação e ser novidade são considerados os principais critérios para aproveitamento de releases pelas redações jornalísticas.
No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.
As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.
O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.
A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.
É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.
Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.
De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:
Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.
O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.
Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.
A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.
Falando sobre as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina, citando Juarez Bahia, no livro "Notícia - Um produto a venda", define formulações da mensagem na estrutura do jornal. Numere os termos da 1ª coluna de acordo com o sentido correspondente de cada um, representado na 2ª coluna, respeitando as definições da autora:
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