Listagem de Questões sobre Geral
Ainda explicando as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina fala sobre o tratamento da cultura de massa dentro do jornal. Considerando a obra citada, coloque nos parênteses V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco
Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é:
Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, as publicações jornalísticas empresariais detêm algumas características específicas. Assinale a afirmativa CORRETA:
As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, devem ter periodicidade, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.
Para assumir seu atributo de universalidade, essas publicações não devem apresentar informações sobre áreas ou programas da empresa.
Toda mensagem de interesse da comunidade deve ser objeto de informação das publicações empresariais.
Nas publicações empresariais, o critério menos válido para determinar o conceito de notícia na empresa é a própria política empresarial.
Ainda segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, a comunicação da empresa com seus públicos interno e externo deve seguir alguns princípios. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Para comunicar-se com o ambiente externo, as empresas geralmente usam uma série de veículos que não são, em sua maioria, da área jornalística: relatórios, balanços, folhetos promocionais, "folders" e manuais.
Os jornais, revistas e boletins não constituem os principais canais de comunicação da empresa com os públicos externos.
Jornais, revistas e boletins são apropriados para a comunicação da empresa com a sua comunidade.
As publicações internas não são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização e não estabelecem pontes informais entre os empregados.
Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, no livro "Jornalismo Empresarial", os efeitos gerados sobre os empregados pelas publicações internas são, entre outros, os seguintes, EXCETO:
Melhor compreensão do negócio da empresa, conduzindo à maior eficiência.
Sentimento de união e posse entre os empregados e as unidades dentro de uma empresa ou grupo ramificado.
Sentimento de isolamento no processo produtivo.
Oportunidade para os empregados se exprimirem e ventilarem suas opiniões, sentindo que estão tomando parte nos assuntos da empresa.
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