Listagem de Questões sobre Geral
No livro Quem tem medo de ser notícia, de Marilene Lopes, a autora apresenta a diferença entre espaço editorial e espaço publicitário em um veículo de comunicação. Correlacione a segunda coluna de acordo com primeira, identificando as definições para espaço editorial e espaço publicitário:
Quando descreve a pragmática da ação jornalística, Manuel Carlos Chaparro faz algumas ponderações sobre a conexão teórica entre jornalismo e pragmática. Coloque nos parênteses V (se a afirmação for Verdadeira) e F (se a afirmação for Falsa) tendo em vista as afirmações do autor:
A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:
Segundo Manuel Carlos Chaparro, no livro Pragmática do Jornalismo, "... os propósitos jornalísticos se limitam à finalidade de informar tendo em vista o interesse público, a intenção precisa de um principio ético ou de um valor moral para escolher e administrar criativamente as técnicas do fazer, tendo em vista a elaboração estética."
Não corresponde aos propósitos estabelecidos pelo autor:
Porque as ações são conscientes, controláveis e intencionadas, cada jornalista é responsável moral pelos seus fazeres.
O jornalismo é um processo social de ações conscientes, controladas ou controláveis – portanto, fazeres combinados com intenções.
Se uma intenção se refere unicamente à execução de um fazer, então as intenções dos fazeres jornalísticos podem ou não estar vinculadas aos motivos éticos do jornalismo.
O jornalismo é o elo que, nos processos sociais, cria e mantém as mediações viabilizadoras do direito à informação.
Em seu livro, Frank Corrado explica o que o executivo principal de uma organização deve fazer para demonstrar liderança na comunicação. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Nunca iniciar e nem gerenciar qualquer mudança, mas sim fornecer os recursos financeiros e humanos para conseguir que o trabalho seja feito.
Desenvolver uma visão compartilhada de futuro, conhecendo as necessidades e expectativas dos interessados, criando uma missão abrangente e depois comunicando-a.
Estabelecer e manter a confiança no líder da organização, mostrando credibilidade e integridade.
Dar poderes e motivação aos empregados, afastando a organização da administração autoritária e levando-a em direção a uma cultura de concessão de poder (empowerment).
Segundo Corrado, assinale a opção que NÃO corresponde a uma estratégia organizacional para unir as áreas de Comunicação e Recursos Humanos no ambiente empresarial:
Conseguir o compromisso da administração para comunicações de recursos humanos mais fortalecidas.
Desenvolver uma declaração de política de recursos humanos para as comunicações.
Não envolver no desenvolvimento das estratégias a alocação de nenhum tipo de recurso.
Definir responsabilidades claras entre comunicações e recursos humanos.
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