Listagem de Questões sobre Geral
Acerca de políticos, burocratas e atores sociais assinale a única afirmativa correta.
Ao refletir sobre o futuro da democracia no mundo ocidental, a grande preocupação de Weber residia na dificuldade de controlar a burocracia e evitar que, ao invés de servir às lideranças políticas, os burocratas usurpassem o seu poder de decisão, impondo-se como dominantes tanto aos políticos como à sociedade.
O desenvolvimento dos partidos tem origem na Roma Antiga, devido à extensão do sufrágio universal e das prerrogativas parlamentares dos Senadores Romanos. Quanto mais o direito de voto se ampliou para os cidadãos de Roma mais se tornou necessário enquadrar os eleitores em comitês capazes de tornar conhecidos os candidatos ao Senado e de canalizar o sufrágio em sua direção.
O conceito de Burocracia de Weber corresponde àquela estrutura funcional existente na Grã-Bretanha, França e Alemanha, onde os servidores públicos seguem imparcialmente as normas e não estão sujeitos às influências políticas.
Os partidos políticos têm a mesma função nos diferentes países: seleção dos representantes do povo por eleitores qualificados que, em um sistema competitivo, decidem em função da ideologia ou programa partidário.
Os partidos políticos supõem a existência de uma estrutura centralizada para impedir que outros atores sociais, como os movimentos populares, penetrem em seu seio e assumam o controle da máquina partidária.
Sobre a situação social do Brasil e as políticas sociais de combate à pobreza, marque a resposta correta.
O desenvolvimento local integrado sustentável assegura a redução da pobreza, uma vez que corrige a lógica predatória do capitalismo de mercado.
A inércia age como diluidora das políticas reformistas na elástica adaptabilidade da sociedade.
Existe uma relação direta entre desigualdade de renda e inserção setorial no mercado de trabalho, já que as ocupações industriais atualmente tendem a gerar menos riqueza que as atividades no setor de serviços.
O Brasil possui um dos maiores coeficientes de Gini de todo o mundo, somente sendo superado pelos países da União Européia.
No Brasil 30% da população concentra-se nas grandes metrópoles e absorve cerca de 50% da renda nacional.
Acerca das teorias que influem na formulação da política econômica são corretas todas as afirmativas abaixo, exceto:
Keynes compartilha com os neoclássicos a concepção de que os mecanismos de mercado são capazes de assegurar, a qualquer nível de demanda global, uma eficiente estrutura produtiva
Os monetaristas sustentam que grande parte da instabilidade econômica resulta de flutuações na oferta da moeda, cuja demanda tende a se manter estável ao longo do tempo.
Versões modernas da teoria marginalista sugerem uma concepção realista e complexa do bem-estar social, que não dependeria só das utilidades dos vários indivíduos ou grupos, mas que levaria em conta outras variáveis, como a taxa de crescimento econômico e da função de bem-estar social.
A função social de bem-estar de uma dada coletividade, obtida a partir de um processo de decisões democrático das funções de preferências de cada um dos indivíduos pode levar a um sistema de preferências intransitivas. Por isso o sistema democrático inviabiliza as decisões macroeconômicas voltadas para uma função de bem-estar baseadas em cálculos de utilidade marginal.
A Teoria da Escolha Racional (Public Choice) propõe-se a aplicar a economia à análise de alguns problemas da política. Tal aplicação seria possível na medida em que houvesse um isomorfismo estrutural entre a teoria econômica do processo de tomada das decisões políticas e a microeconomia.
Os fatores políticos que influenciam a tomada de decisões em política econômica não são predeterminados. Alguns estudos no Brasil tendem a relativizar o papel de fatores externos como o FMI, BIRD e a globalização, dando mais ênfase aos fatores políticos domésticos. Marque a opção incorreta sobre a formulação da política econômica no Brasil
Os partidos políticos são importantes na definição do planejamento governamental já que a maior parte de medidas a serem adotadas dependem da aprovação do Parlamento. Esse fato obriga a uma negociação permanente do Poder Executivo com as suas lideranças partidárias e bases de apoio no Congresso para a aprovação das medidas econômicas.
As associações empresariais e os empresários são importantes para a formulação da política econômica uma vez que no sistema capitalista os governos precisam do apoio do setor empresarial para governar. Para obter esse apoio, entre outras medidas, o governo incorpora empresários a comissões e conselhos federais, além de rotineiramente consultar parlamentares que são empresários.
Os burocratas conferem estabilidade à política macroeconômica uma vez que os principais servidores dos órgãos de gestão da economia e os mais importantes assessores econômicos dos ministérios permanecem e se tornam responsáveis pela formulação e implementação das políticas setoriais, que tendem a ser mantidas, com pequenos incrementos, ao longo do tempo.
Os sindicatos têm um papel limitado na formulação de políticas macroeconômicas uma vez que tendem a adotar posições setorializadas, que dificultam o consenso para além dos interesses corporativos; e também devido ao risco da negociação pública de algumas medidas macroeconômicas poder diminuir o impacto necessário ao sucesso das mesmas.
As eleições são um fator extremamente importante tanto na formulação quanto na implementação de políticas macroeconômicas devido à sua capacidade de alterar acentuadamente o quadro político que orienta a adoção destas políticas.
Assinale a afirmativa correta a respeito da globalização e do papel do Estado nacional.
Embora a globalização tenha provocado mudanças no papel do Estado, esse ainda exerce funções que são claramente de sua estrita competência, como a segurança e a defesa.
A globalização afeta indistintamente os setores econômico, comercial, cultural e financeiro, tornando mais complexas e conflituosas as relações internas aos Estados.
Os Estados nacionais perderam sua capacidade de legislar na área comercial em função do poder da OMC de impor parâmetros às políticas econômicas dos países.
A globalização leva à substituição dos contenciosos comerciais pelos conflitos étnicoculturais, opondo civilizações em lugar de Estados nacionais.
A magnitude dos mercados financeiros globais tornou qualquer medida econômica doméstica irrelevante para tais mercados e seus agentes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}