Listagem de Questões sobre Geral
A tomada de decisão em políticas públicas pode ser considerada analiticamente diferente da implementação. Porém, a realidade empírica mostra que decisão e implementação são entremeadas, sendo a implementação a decisão em processo. Assim, como regra, as decisões políticas não são tomadas integralmente durante a formulação de qualquer política. Muitas decisões ocorrem durante a implementação por vários motivos, exceto:
por falta de informação e de conhecimento técnico específico dos tomadores de decisão, que acreditam que os implementadores estarão melhor capacitados a tomar certas decisões.
porque houve conflitos que não puderam ser resolvidos durante a formulação, fazendo com que a decisão se restringisse ao consenso mínimo possível na ocasião.
porque no momento específico em que a política foi formulada seria politicamente inconveniente suscitar questões de alto potencial de conflito, que poderiam fragilizar até mesmo as decisões principais.
porque já se conhecem todos os impactos efetivos das medidas tomadas e a racionalidade da classe política mostra ser pouco recomendável assumir o ônus de várias decisões de uma só vez.
porque os interesses envolvidos em uma dada política eram poderosos o suficiente para inviabilizá-la e para ameaçar os tomadores de decisão, caso impusessem demasiadas renúncias a um só tempo.
Com a crise do Estado contemporâneo, diversas atividades, antes consideradas como tipicamente estatais, são postas em questão. Para Crozier, a crise do Estado de Bem-Estar pode ser entendida como um processo de socialização do Estado. Nessa perspectiva, indique, entre as afirmativas abaixo, aquela que é incorreta.
O Estado de Bem-Estar difundiu uma ideologia igualitária que tende a deslegitimar a autoridade política.
A disposição do Estado em intervir nas relações sociais provoca um grande aumento das solicitações dirigidas às instituições políticas, provocando sua paralisia por sobrecarga de demandas.
A competição entre as organizações políticas leva à impossibilidade de selecionar e aglutinar os interesses, resultando na permeabilidade das instituições às demandas mais fragmentadas.
O trabalho, o rendimento e as oportunidades na vida não são mais definidos pelo mercado, mas por mecanismos políticos de prevenção de conflitos voltados para o fortalecimento do Estado.
O peso assumido pela administração pública na mediação dos conflitos provoca a burocratização da vida política que, por sua vez, leva à dissolução do consenso.
O processo de decisões é uma das fases mais conhecidas e talvez a mais importante do ciclo das políticas públicas. As fases que se seguem se referem ao modelo:
- Estabelecimento de metas
- Delimitação do problema
- Proposição das alternativas
- Análise de custo-benefício das diferentes propostas
- Seleção da proposta mais adequada para atingir as metas
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definições sobre o Estado, seu conceito e sua evolução, relacionadas a seguir. ( ) Por Estado entende-se um grupo de pessoas que vivem num território definido, organizado de tal modo que apenas algumas delas são designadas para controlar uma série mais ou menos restrita de atividades do grupo, com base em valores reais ou socialmente reconhecidos e, se necessário, na força. ( ) Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ( ) Um Estado é caracterizado pela participação da população nas decisões de governo, seja diretamente ou através de representantes. ( ) O Estado moderno surgiu na Idade Média, como uma resposta ao fim do Império Romano e às invasões constantes dos bárbaros na Europa Ocidental. ( ) Uma das características de um Estado é o monopólio do uso da violência em seu território, bem como o de taxar seus habitantes e emitir moeda. Escolha a opção correta.
Entre as opções abaixo, indique aquela que contém as características básicas não pertencentes ao conceito de burocracia de Weber.I. Autoridade derivada de normas racionaislegais.II. Autoridade burocrática baseada no Direito. III. Gestão voltada para resultados. IV. Caráter hierárquico das relações de trabalho. V. Caráter impessoal da burocracia, sem ódio ou paixão. VI. Critérios de mérito para atribuição de responsabilidades e evolução na carreira. <BR.VII. p privado.< e público patrimônios os entre Ligação>
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