Listagem de Questões sobre Geral
Assinale a única opção que não corresponde ao pensamento de Max Weber.
Conjuntos complexos de causas variadas interagem competitivamente para produzir os fenômenos sociais, o que exclui a possibilidade de determinação causal dos mesmos.
Existe na sociedade uma hierarquia de valores, ficando em segundo plano a política e a cultura. Os políticos, por exemplo, agem movidos por valores éticos e pela racionalidade instrumental com relação a fins últimos.
No protestantismo inscrevem-se valores que transformam a atitude mística, substituindo-a por uma nova atitude, ascética e intramundana.
A revolução que chamamos de liberal ou capitalista se manifesta numa mudança econômica, mas não se origina aí. Inicia-se por uma mudança nos espíritos, nas consciências dos homens.
Os indivíduos podem agir conforme duas diferentes orientações racionais: a racionalidade instrumental que se refere à adequação entre meios e fins e a racionalidade com relação a valores, que antepõe os interesses ideais aos interesses materiais.
São conceitos utilizados ou situações examinadas por Olson, exceto:
o jogo da racionalidade
o problema do carona
o dilema do prisioneiro
o jogo da galinha
a falácia da composição
Indique qual das características abaixo não está relacionada com o surgimento do Estado moderno.
Desenvolve-se uma autoridade central, exercida em âmbito nacional.
A aplicação da justiça e a extração de tributos transferem-se gradualmente da esfera local para o poder central.
Formam-se exércitos profissionais permanentes, cuja lealdade se orienta estritamente para o poder central.
Forma-se um corpo profissional encarregado da administração dos recursos do poder central.
As políticas nacionais são caracterizadas pelo contínuo exercício da autoridade central e garantidas pela personalização e responsabilização da administração governamental.
No que se refere ao aparelho do Estado no surgimento das democracias liberais, assinale o aspecto que Weber não menciona.
Modelo monocrático: um "chefe" exerce autoridade suprema sobre todo o quadro administrativo, com base em um sistema de normas legais, cuja legitimidade é reconhecida pela sociedade.
A obediência baseia-se numa ética profissional que, por definição, deve assegurar a implementação fiel dos comandos recebidos das autoridades superiores.
A separação entre administração e política implica o isolamento dos funcionários frente às influências externas capazes de interferir na execução de ordens.
O funcionário deve possuir os meios de administração, para dispor de condições de independência profissional no exercício das suas funções.
As relações de parentesco são substituídas por critérios de mérito e expertise no recrutamento dos funcionários, visando assegurar a impessoalidade no exercício da função pública.
Para alguns autores, a crise do Estado de BemEstar está relacionada à socialização do Estado. Nessa perspectiva, cabem as seguintes afirmativas, exceto:
O Estado difundiu uma ideologia igualitária que tende a deslegitimar a autoridade política.
A disposição do Estado para intervir nas relações sociais provoca um enorme aumento de demanda às instituições políticas, provocando sua sobrecarga até a paralisia.
O crescimento do Estado de Bem-Estar leva a um aumento da autonomia do Estado em relação às diversas forças políticas e atores sociais internos.
A competição entre organizações políticas leva à impossibilidade de selecionar e aglutinar os interesses causando a total permeabilidade das instituições às demandas mais fragmentadas.
O peso assumido pela administração na me- diação dos conflitos provoca a burocratização da vida política que, por sua vez, leva à "dissolução do consenso".
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