Listagem de Questões sobre Geral
Identifique, entre as afirmativas abaixo, aquela que não se refere ao pensamento de Lênin.
A história de todos os países prova que a classe operária, contando unicamente com suas forças, consegue chegar somente a uma consciência de que é necessário se unir em sindicatos.
Lênin se destaca ao propor um conjunto de instrumentos ideológico-organizacionais para transformar a realidade, como o partido político, atuando através de sua vanguarda revolucionária, utilizando-se do centralismo democrático.
No programa econômico leninista enfatiza-se a conquista do poder a fim de promover um rápido desenvolvimento da industrialização sob o controle do Estado.
Segundo Lênin, a fase da industrialização e do capitalismo poderia ser evitada pela Ditadura do Proletariado, dirigida pelo Partido Comunista, que antecederia o fim do Estado e a instauração do comunismo.
Para Lênin, a guerra para a divisão de mercados seria o inevitável desfecho da objetiva impossibilidade do capitalismo de expandir o próprio mercado interno até torná-lo capaz de absorver uma produção sempre crescente.
Uma das principais contribuições de Gramsci para a teoria política foi:
A idéia de que as condições sociais objetivas não são suficientes para que ocorra uma revolução.
A concepção de que a super-estrutura está completamente subordinada à infra-estrutura.
A valorização de aspectos relacionados à super-estrutura, a partir da disseminação de valores e do convencimento, capazes de modificar o substrato cultural existente e de influir na ação política.
A hipótese de que o substrato cultural não é suficiente para permanecer ao longo do tempo.
A proposição de que o papel do moderno Príncipe é unificar as forças políticas com vistas a refundar o Estado de Direito.
Para O'Connor, a crise de legitimação do Estado é essencialmente uma crise fiscal. Em relação a esse conceito, marque a única opção incorreta.
Existe uma incapacidade da autoridade política para enfrentar a situação contraditória dos interesses do grande capital e da força de trabalho marginal, existentes dentro do corpo social.
As despesas públicas não conseguem prover a distribuição de recursos que satisfaça as aspirações de uma parcela cada vez maior de indivíduos.
A crise fiscal, junto com a crise de legitimação, revela-se como uma crise social e, em particular, como uma crise do Estado de segurança social.
A ênfase de O'Connor recai sobre as despesas públicas e sobre a forma como estas articulam a sociedade e o Estado.
A análise de O'Connor privilegia as estruturas institucionais do Estado dentro das quais se toma a decisão sobre o nível adequado das despesas públicas
Para Offe, as funções do Estado com relação à estrutura econômica revelam subordinação da autoridade política à lógica dos processos produtivos. Acerca do pensamento de Offe, não se pode fazer a seguinte afirmativa:
O Estado cria um clima favorável às condições materiais de reprodução (proteção do trabalho e segurança social).
As atividades do sistema político com relação às necessidades de reprodução da força de trabalho confirmam a lógica do mercado.
O Estado estimula a criação de motivações consentâneas com o processo de trabalho (estabilização da família).
O Estado assegura a regulamentação da oferta da força-trabalho.
A intervenção do Estado é complementar à permutabilidade da força-trabalho como mercadoria.
Entre os enunciados abaixo, assinale o único que não caracteriza o Estado moderno.
A instauração de uma ordem social não mais baseada em estamentos.
A delimitação de uma esfera rigidamente separada de relações sociais, gerenciada exclusivamente de forma política.
O desenvolvimento do conceito de cidadania, baseado na garantia de direitos e liberdades individuais.
A transformação do Estado em entidade monopolista na esfera política, que lida com indivíduos e não mais com categorias sociais.
A prevalência de uma articulação policêntrica, baseada no exercício pessoal do poder.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}