Listagem de Questões sobre Geral
Segundo Weber, há três formas de domina- ção/legitimidade do poder. Assinale a resposta que identifica corretamente uma dessas formas.
A dominação burocrática baseia-se no poder que emana do patriarca, do direito natural e das relações pessoais entre senhor e subor- dinado.
A dominação tradicional baseia-se no poder que emana do estatuto estabelecido, regu- lando os atos de quem ordena e de quem obedece às ordens.
A dominação carismática baseia-se no poder que emana do indivíduo seja pelo seu conhe- cimento ou feitos heróicos.
A dominação carismática baseia-se no poder que emana das normas estabelecidas, po- dendo ser alteradas por uma nova regula- mentação.
A dominação tradicional baseia-se no poder que emana do conhecimento e reconheci- mento de atos heróicos, extinguindo-se com o indivíduo.
Indique, nas opções abaixo, a relação entre o enfoque gerencial da administração pública e as chamadas idéias neoliberais.
O enfoque gerencial foi criado pela equipe do governo Thatcher em 1979, como forma de diminuir o tamanho do Estado na economia e reverter o processo de decadência econômica do país.
Ambas as abordagens defendem a idéia do Estado mínimo, com o governo atuando ape- nas no chamado "núcleo estratégico". Como instrumento para realização deste objetivo é preciso definir processos e recompensar o mérito dos funcionários.
Não existe relação direta entre estes dois enfoques, apenas uma coincidência em sua aplicação ao longo do tempo.
Ambas as abordagens defendem a necessi- dade de servidores competentes, bem trei- nados e bem pagos, com o dever de servir o cidadão.
A administração pública gerencial é freqüen- temente identificada com as idéias neoliberais porque as técnicas de gerenciamento são quase sempre introduzidas ao mesmo tempo em que se realiza um ajuste estrutural para combater o déficit fiscal.
Montesquieu é amplamente conhecido por seu livro clássico "O Espírito das Leis". Para este pen- sador, a verdadeira origem das leis deve ser bus- cada
Acerca do pensamento de Locke, assinale a op- ção correta.
O poder político tem origem em Deus, por isso nada autoriza a rebelião dos homens contra o Estado, seja qual for a justificativa da sua revolta.
No estado de natureza, ou na sociedade pré- estatal, reina a anarquia, a desordem, a vio- lência: há total liberdade e total terror.
O contrato que dá origem à comunidade política é feito por homens racionais, livres e soberanos, e dá origem a um poder limitado, não arbitrário.
A liberdade consiste em que cada homem dependa da vontade dos outros homens for- mando um contrato, que pode ser rompido por qualquer parte.
No estado de natureza, o encarregado de velar pelo cumprimento da lei é o Estado, onde o governo é livremente eleito.
Todas as frases abaixo são partes integrantes e consistentes do pensamento de Maquiavel, exceto:
A segurança do Estado é uma necessidade de tal importância que, diante dela, quaisquer meios de ação tornam-se legítimos, mesmo aqueles que impliquem a violação de normas jurídicas, morais, políticas ou econômicas, que seriam imperativas caso essa necessida- de não estivesse em risco.
Dentre os principados os hereditários são aqueles em que a estirpe do senhor teve domínio por muito tempo; os outros são no- vos. Nesses últimos, o príncipe deve con- quistar sua legitimidade, fazendo-se amado; jamais deve tornar-se temido, pois o medo alimenta a revolta dos súditos.
A audácia, que permite ao príncipe afrontar a fortuna, é o meio pelo qual muitas vezes se conquista aquilo que não se obteria pelos procedimentos ordinários.
A primeira obrigação de um príncipe é prepa- rar-se para a guerra. Porém, há duas manei- ras de combater: uma, segundo as leis; a outra, pela força.
Um príncipe, especialmente quando novo, nem sempre pode de boa mente observar todas aquelas condições pelas quais se é considerado homem de bem, pois muitas vezes, para manter os seus Estados é força- do a agir contra a sua palavra, contra a cari- dade ou contra a humanidade.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}