Listagem de Questões sobre Geral
A Primeira Grande Guerra Mundial e a Grande Depressão foram o marco da crise do mercado e do Estado Liberal. Surge em seu lugar um novo formato de Estado, denominado Estado do Bem- Estar Social, que assume um papel decisivo na promoção do desenvolvimento econômico e social. Selecione as opções corretas sobre a evolução e crise do Estado do Bem-Estar Social. I. O Estado passa a desempenhar um papel estratégico na coordenação da economia, promovendo poupança forçada e alavancando o desenvolvimento econômico. II. O Estado desenvolve políticas redistributivas de renda. III. São legalizados os partidos comunistas e o direito de greve, inclusive para o setor público. IV. O Estado do Bem-Estar Social acabou gerando uma grave crise fiscal, pois os seus custos ultrapassaram a capacidade de financiamento do setor público. V. O Estado do Bem-Estar Social terceirizou os serviços de saúde, ampliando sua cobertura e qualidade de atendimento. VI. O Estado do Bem-Estar Social foi prejudicado e marcado pelo modelo de administração pública burocrática. Indique a opção correta.
Uma dimensão das transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas diz respeito à mudança do modelo de administração pública. No Brasil, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, estabeleceu as diretrizes para essa mudança, visando incrementar a eficiência do setor público. Indique qual dos itens abaixo não se inclui entre essas diretrizes.
A ação do Estado deve ser focalizada no cidadão e orientada para a busca da efetividade.
O controle das ações estatais deve ter por base a avaliação de resultados.
O fortalecimento da capacidade de planejamento e acompanhamento das entidades responsáveis pela formulação das políticas e pelo controle de resultados.
Promover a competição administrada entre as agências públicas de modo a maximizar sua eficiência.
A ação da administração pública deve expressar o consenso das forças políticas a respeito do tamanho ideal do Estado e do seu grau de intervenção na economia.
O modelo racional-compreensivo de tomada de decisões tem, entre vários outros, o seguinte pressuposto:
Existência de informações e livre acesso a elas, bem como análise de todas as possibilidades de ação nos seus aspectos positivos e negativos.
Análise dos aspectos culturais e de personalidade do decisor, individualmente ou enquanto grupo.
Proposta de consecução simultânea de diversas linhas de ação até que uma delas se consolide como a mais eficiente.
Ênfase nas organizações e nos seus aspectos culturais: os valores de quem toma as decisões, e a fragmentação das instituições nos diversos segmentos.
Ênfase nas organizações e nos seus aspectos formais: as normas, como são formuladas, quem toma as decisões e os diversos níveis das normas existentes.
Sobre a governabilidade e a governança podem ser feitas as seguintes afirmações, exceto que:
A governabilidade e a não-governabilidade não são fenômenos completos, mas processos em curso, relações complexas entre componentes do sistema político.
A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econômico.
A não-governabilidade é um problema característico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que não podem ser atendidas.
A teoria da crise da democracia estabelece que a não-governabilidade é um resultado direto da diminuição da autoridade política.
A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas têm por base um princípio organizador, com duas faces: a afirmação de um domínio não-político de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se dá o " intercâmbio de equivalentes".
Indique qual dos itens abaixo não é considerado característico do processo de decisão incremental em políticas públicas.
Busca de composição de interesses e utilização das informações disponíveis, ainda que incompletas.
Inexistência de análise exaustiva das possibilidades de políticas existentes.
Pressão dos usuários, funcionários e beneficiários de um programa ou política pública, visando a sua continuação.
Possibilidade de reverter às condições anteriores a implementação do programa ou política pública.
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