Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

Ao tratar a respeito do universo da criatividade, Haetinger (2005) aborda a criatividade como a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações. Ele afirma que essa capacidade independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser melhor entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (Apud: KNELLER, 1978, [s.p.]). Assinale a alternativa errada:

“...buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), ...” refere-se a:

Na perspectiva de MOREIRA, É no desenho, que por fazer parte do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, pode apresentar qualquer esboço, tanto os aspectos positivos, quanto os negativos, ou seja, as dificuldades enfrentadas em determinados momentos de sua vida infantil, logo é preciso considerar que:

No que diz respeito à linguagem artística como comunicação e expressão no âmbito da música, considere as seguintes atividades que podem ser exploradas pelo professor de arte:

I. interpretações de músicas populares e eruditas vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, com os alunos dentro e fora da escola;

II. trabalhos com arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, em atividades que valorizem seus processos pessoais em conexões com suas identidades culturais;

III. experiências com seleção e utilização de instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis em arranjos, composições e improvisações.

Pode ser explorado pelo professor de arte o que consta em

A contar do início da história da humanidade, a arte tem-se mostrado como uma ação presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna préhistórica teve de aprender e construir conhecimentos para expandir essa prática. E, assim, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. Dessa forma percebe-se que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, conforme as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 2000). Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino da Arte no Brasil:

I. A mudança radical que deslocou o foco de atenção da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para o processo de aprendizagem do aluno também ocorreu no campo do ensino da arte.

II. Na escola tradicional, não eram valorizadas as habilidades manuais, “os dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão. A arte era considerada como imediatista e utilitária.

III. No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos reconheciam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é papel do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução

IV. No início da década de 60, arteeducadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco dentro do ensino da Arte, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança e buscando definir a contribuição específica da arte para a educação humana.

Está correto somente o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis