Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas cinco regiões. Considerando a cultura de cada região, relacione corretamente a região a sua cultura, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Nordeste

2. Norte

3. Centro-oeste

4. Sudeste

5. Sul

( ) As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã); o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-demamão, a dança de fitas e boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, camarão, pirão de peixe, cozido de carne em uma panela de barro.

( ) Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba-meu-boi, maracatu, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da sua cultura. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arrozdoce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

( ) A cultura é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, e o cururu. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, mariaisabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, peixes do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado, entre outros.

( ) Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba-meu-boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

( ) A quantidade de eventos culturais é imensa. As duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Na etapa da Educação Básica, o ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experi-ência de continuidade em relação à Educação Infantil. Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relaci-onadas à alfabetização e ao letramento, o componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento de

O desenvolvimento das tecnologias audiovisuais e da telemática, ciência que aborda o uso combinado do computador e dos meios de comunicação, suscitaram novas formas de se fazer arte, bem como de disseminação das manifestações artísticas realizadas com equipamentos tecnológicos. O computador com conexão à internet possibilitou gradativamente a unificação de várias mídias, diminuindo as fronteiras. O tempo e o acesso a informação e imagens desencadeiam uma diferente dinâmica em que o usuário passa a ser um elemento ativo, produzindo, gerenciando e interagindo com conteúdos disponíveis na rede, propiciando mudanças culturais e conceituais. Desta forma, a implementação do computador e da internet na escola amplia o campo de pesquisa em arte, bem como, da produção de imagens e do fruir, do interagir, com as manifestações artísticas contemporâneas e tecnológicas. A essa tecnologia podemos chamar de:

A teoria tradicional surgiu no período conhecido como educação jesuítica, na tentativa de catequizar os índios, estendendose até inicio do século XX. Segundo Saviani (2006), tal tendência enfatiza a teoria sobre a prática, sendo, pois a prática resultado da teoria a qual, por sua vez, vincula-se essencialmente a relação “como ensinar” mediante a formulação de métodos de ensino. Visando a formação intelectual, o professor é visto como:

Dentre os fundamentos pensados para a educação, destacam-se a pedagogia históricocrítica elaborada por Saviani da PUC de São Paulo e a Teoria da Libertação, com experiências de educação popular realizada por Organizações e movimentos sociais, fundamentados no pensamento de Paulo Freire. Essas teorias propunham:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis