Questões sobre Arte/Educação

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A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais é uma das competências gerais da base nacional comum curricular.

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Os emojis, amplamente usados nas redes sociais atualmente, são representações pictóricas de expressões faciais por meio de letras, sinais de pontuação e diacríticos.

Observe a imagem a seguir.

A tipografia possui uma anatomia própria e nomes específicos para descrever suas partes constitutivas. Na imagem acima, encontram-se em destaque partes desta anatomia, em que A e B são, respectivamente, chamados de

Segundo Joelson Bernardes Albuquerque e Ângela Carrancho da Silva, “um projeto cultural deve ter sua exposição claramente fundamentada nos detalhes do que se pretende ver realizado, através de um documento que informa sobre o produto o seu conteúdo, a sequência de atividades a serem desenvolvidas com seus resultados e objetivos esperados, o tempo e os recursos e meios requeridos e disponíveis, indicações das condições de gestão, enfim tudo que é necessário e útil para que o projeto possa ser posto em prática e quais as circunstâncias que ele oferece de monitoramento, análises e julgamentos para ser compreendido e aceito”.

Fonte: Joelson Bernardes Albuquerque; Ângela Carrancho da Silva. Avaliação de projetos culturais. In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 289-320, set./dez. 2010.

Segundo a compreensão dos autores,

A preservação do patrimônio cultural é de considerável importância, principalmente no que diz respeito às obras de construção civil. Nesse sentido, a engenharia civil contribui de várias formas para a preservação do bem do patrimônio histórico e artístico, sobretudo nas áreas de manutenção predial, readaptação, reabilitação, reforma, recuperação e avaliação de bens de patrimônios históricos e artísticos. Dessa forma, exige-se que, no mínimo, o profissional de engenharia tenha conhecimento dos termos básicos relacionados à área de preservação do patrimônio cultural. Assim, assinale a opção cujo termo está definido corretamente.

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