Questões de Artes da UECE

A Revolução Russa tentou estabelecer um novo princípio que uniria todos os povos. “A Rússia é o rochedo que propagará a onda da Revolução Mundial”, escreveu Erwin Piscator, em 1919, em seu manifesto, endereçado aos trabalhadores de Berlim, conclamando a criação de um
  • A. Teatro Amador.
  • B. Teatro Proletário.
  • C. Teatro Absurdo.
  • D. Teatro Naturalista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.

II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.

III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e III apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando a história das artes cênicas no Ceará, assinale a opção que corresponde ao nome da atriz cearense que estreou no ano de 1923 em O camponês apaixonado, de Paurilo Barroso, e é considerada um ícone do teatro cearense, especialmente na primeira metade do século XX.
  • A. Bibi Ferreira
  • B. Gasparina Germano
  • C. Lourdes Barroso
  • D. Ayla Maria
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando o processo de curadoria que está presente nos festivais de artes cênicas, é correto afirmar que o curador
  • A. trabalha junto a outros agentes sociais de maneira a construir conjuntamente a programação e os modos de apresentação das obras ou projetos em artes cênicas, em uma relação de corresponsabilidade.
  • B. organiza sua atuação – performance – em frases corporais – de fala e de movimento, manifestando-se através de gestos, atitudes e ações–, cuja sequencialização pode ser denominada de partitura.
  • C. elabora a trilha sonora ou os efeitos especiais, ao vivo ou gravados, seleciona músicas e efeitos adequados ao texto, de comum acordo com a equipe de criação.
  • D. é o participante de espetáculos populares que, na antropologia teatral, possui qualidades cênicas próximas às do ator-performático e tem uma forma pessoal e única de interagir com o público.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerado o primeiro palhaço negro do Brasil, foi um dos mais expressivos artistas da história do circo-teatro, cuja versatilidade fez com que sua obra revolucionasse o circo brasileiro. O nome desse artista é
  • A. George Savalla Gomes.
  • B. Abelardo Pinto.
  • C. Benjamim de Oliveira.
  • D. José Carlos Queirolo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Teatro-fórum é uma forma de realização cênica que é parte crucial do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal. Assinale a opção que descreve corretamente o teatro-fórum.
  • A. A partir dessa perspectiva, Augusto Boal propõe um teatro calcado basicamente na exaustão dos atores, partindo de exercícios de longa duração e repetições das mesmas ações e falas presentes no texto.
  • B. Nesse teatro-debate, o espectador assume o papel do protagonista na cena e transforma a ação dramática proposta, experimentando diretamente as ações que considera pertinentes à situação mostrada.
  • C. Trata-se de um teatro que lança a ideia de uma construção cênica feita com abstrações. Nesse sentido são utilizados muitos elementos sonoros para despertar a imaginação dos atores na elaboração de cenas e peças.
  • D. Para a consecução desse teatro, Augusto Boal considerava pertinente convidar acadêmicos, especialistas em teatro, para dirigir as cenas e aperfeiçoar a dramaturgia proposta nas encenações.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O pensamento que se constrói sobre arte e educação vem sendo formulado também a partir de pedagogias que trazem a ideia de liberdade e de respeito ao indivíduo. O educador brasileiro que elaborou premissas relevantes para a formulação dos processos de arte e educação no Brasil foi
  • A. Paulo Freire.
  • B. Francisco Mendes.
  • C. Cristovam Buarque.
  • D. Otávio Rocha.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Do ano de 1960 até os primeiros anos do século XXI existiu, na cidade de Fortaleza, o primeiro curso técnico, continuado e específico em teatro, ligado à Universidade Federal do Ceará. Esse curso era denominado
  • A. Curso de Arte Teatral (CAT).
  • B. Princípios Básicos do Teatro (PBT).
  • C. Curso Técnico Teatral (CTT).
  • D. Curso de Arte Dramática (CAD).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Sobre os processos que envolvem arte e educação, assinale a opção que corresponde a uma premissa básica desse campo de estudo.
  • A. É preciso ensinar descontextualizando o tema da realidade para que o aluno se sinta capaz de criar a sua própria realidade.
  • B. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
  • C. O professor precisa ensinar os alunos a necessidade de armazenar muitos conhecimentos e informações.
  • D. Ensinar é apontar caminhos para que o aluno se sinta capaz de competir no mercado de trabalho e na própria escola.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que concerne à História da Arte, é correto afirmar que, durante o período da Idade Média,
  • A. o fazer artístico precisava ser feito com verdade e não com perfeição.
  • B. a arte buscava apenas a expressão da subjetividade presente no indivíduo.
  • C. a arte era concebida como o perfeito domínio das normas de um fazer.
  • D. a arte pressupunha o entrecruzamento de variados tipos de expressões.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: