Questões de Artes

A Revolução Russa tentou estabelecer um novo princípio que uniria todos os povos. “A Rússia é o rochedo que propagará a onda da Revolução Mundial”, escreveu Erwin Piscator, em 1919, em seu manifesto, endereçado aos trabalhadores de Berlim, conclamando a criação de um
  • A. Teatro Amador.
  • B. Teatro Proletário.
  • C. Teatro Absurdo.
  • D. Teatro Naturalista.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Observa-se que a arte circense tem passado por inúmeras transformações ao longo dos anos. Com base nessa colocação, analise as seguintes afirmações:

I. Se por um lado houve uma diminuição de circos de lona, por outro há, hoje em dia, uma significativa ampliação da presença da linguagem circense no interior das sociedades, através das escolas de circo e de projetos sociais que utilizam essa linguagem como uma ferramenta pedagógica.

II. A arte circense passou por inúmeras transformações, entretanto essas transformações não foram significativas do ponto de vista da economia circense.

III. Na relação com a sociedade em que a arte circense está inserida, a tradição é colocada constantemente à prova e por isso o circo tenta incluir os novos modos de comunicação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e III apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando o sentido de jogo apresentado no texto precedente e os vários aspectos relacionados aos jogos teatrais, assinale a opção correta.

  • A. Os métodos do Teatro do Oprimido caracterizam-se por uma concepção de jogo na qual os espectadores não têm poder de participação.
  • B. O sistema de jogos teatrais desenvolvido por Viola Spolin incorpora elementos da performance.
  • C. O contexto sociocultural dos alunos é irrelevante para a aplicação dos jogos teatrais em sala de aula.
  • D. Os jogos teatrais são jogos de improviso que dispensam a atuação de um ator-diretor.
  • E. O teatro brincante de Antônio Nóbrega aplicado ao ensino de teatro direciona-se tanto a intérpretes como a educadores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando a história das artes cênicas no Ceará, assinale a opção que corresponde ao nome da atriz cearense que estreou no ano de 1923 em O camponês apaixonado, de Paurilo Barroso, e é considerada um ícone do teatro cearense, especialmente na primeira metade do século XX.
  • A. Bibi Ferreira
  • B. Gasparina Germano
  • C. Lourdes Barroso
  • D. Ayla Maria
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca da maquiagem teatral e do uso de máscaras no teatro, assinale a opção correta.
  • A. Na contemporaneidade, a maquiagem é considerada um signo transgressor na concepção de um espetáculo, porque tira o foco do público da encenação.
  • B. O maquiador deve considerar os aspectos da iluminação com a finalidade de homogeneizar a maquiagem de todos os atores do espetáculo.
  • C. O teatro moderno relativizou o uso da maquiagem, caracterizando-se por dispensar a aplicação desse recurso.
  • D. No teatro grego antigo, especialmente nas comédias, a máscara era empregada para enaltecer qualidades dos tipos específicos da sociedade local.
  • E. A maquiagem deve integrar-se à proposta do espetáculo, ressaltando as características do personagem e se fundindo à interpretação dos outros elementos da cena.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando o processo de curadoria que está presente nos festivais de artes cênicas, é correto afirmar que o curador
  • A. trabalha junto a outros agentes sociais de maneira a construir conjuntamente a programação e os modos de apresentação das obras ou projetos em artes cênicas, em uma relação de corresponsabilidade.
  • B. organiza sua atuação – performance – em frases corporais – de fala e de movimento, manifestando-se através de gestos, atitudes e ações–, cuja sequencialização pode ser denominada de partitura.
  • C. elabora a trilha sonora ou os efeitos especiais, ao vivo ou gravados, seleciona músicas e efeitos adequados ao texto, de comum acordo com a equipe de criação.
  • D. é o participante de espetáculos populares que, na antropologia teatral, possui qualidades cênicas próximas às do ator-performático e tem uma forma pessoal e única de interagir com o público.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação às concepções de figurino de diferentes dramaturgos e em diferentes épocas, assinale a opção correta.
  • A. Para Stanislavski, o figurino deve servir de sustentáculo de significação no cenário de uma estética simbolista.
  • B. Na concepção de Craig, o figurino é um importante elemento de representação, porque caracteriza e particulariza a atuação de cada ator.
  • C. Artaud propunha que o figurino fosse uma vestimenta de cerimonial que contrariasse os elementos ritualísticos do espetáculo.
  • D. O espetáculo moderno valoriza a cenografia e nele o espaço cênico tende a tornar-se simbólico, cabendo ao figurino minimizar a leitura do espectador.
  • E. A prática brechtiana, pelo seu teor político, dispensa a força do figurino e da cenografia para ressaltar o contexto social e histórico da obra.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerado o primeiro palhaço negro do Brasil, foi um dos mais expressivos artistas da história do circo-teatro, cuja versatilidade fez com que sua obra revolucionasse o circo brasileiro. O nome desse artista é
  • A. George Savalla Gomes.
  • B. Abelardo Pinto.
  • C. Benjamim de Oliveira.
  • D. José Carlos Queirolo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ainda com relação ao figurino e a outros elementos da caracterização cênica, assinale a opção correta.
  • A. Ainda com relação ao figurino e a outros elementos da caracterização cênica, assinale a opção correta.
  • B. A elaboração do figurino no teatro de Grotowski rejeita a representação realista e qualquer decorativismo, em favor de priorizar as dificuldades expressivas do personagem, de sua integração com o espaço e da sua relação com outros personagens.
  • C. Appia e Craig multiplicaram os usos dos acessórios cênicos por acreditarem que esses próprios objetos opunham-se à força do cenário.
  • D. Os simbolistas seguiram o exemplo dos encenadores Appia e Craig, ao atribuir destaque aos objetos cênicos na dramaturgia.
  • E. Embora cenário, figurino e iluminação sejam elementos que integram a estrutura de encenação, o teatro contemporâneo dispensa-os completamente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Teatro-fórum é uma forma de realização cênica que é parte crucial do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal. Assinale a opção que descreve corretamente o teatro-fórum.
  • A. A partir dessa perspectiva, Augusto Boal propõe um teatro calcado basicamente na exaustão dos atores, partindo de exercícios de longa duração e repetições das mesmas ações e falas presentes no texto.
  • B. Nesse teatro-debate, o espectador assume o papel do protagonista na cena e transforma a ação dramática proposta, experimentando diretamente as ações que considera pertinentes à situação mostrada.
  • C. Trata-se de um teatro que lança a ideia de uma construção cênica feita com abstrações. Nesse sentido são utilizados muitos elementos sonoros para despertar a imaginação dos atores na elaboração de cenas e peças.
  • D. Para a consecução desse teatro, Augusto Boal considerava pertinente convidar acadêmicos, especialistas em teatro, para dirigir as cenas e aperfeiçoar a dramaturgia proposta nas encenações.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: