Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

Atente para o que se afirma a seguir em relação à Educação Musical e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O aprendizado musical dos sujeitos depende do acesso ao conhecimento musical, mesmo que sejam potentes para o aprendizado da música.

( ) A música deve proporcionar ao sujeito uma experiência sonora prazerosa.

( ) O corpo, quer seja através dos movimentos quer seja através do canto, deve ser o primeiro instrumento musical a ser explorado.

( ) Para o desenvolvimento do repertório musical dos sujeitos na escola, não é necessário usar músicas adequadas ao desenvolvimento do aluno nem músicas que façam parte de sua realidade, como a música folclórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O ensino das artes na educação básica tem provocado discussões e reflexões nas mais diversas instâncias – políticas, educacionais e administrativas – impulsionadas pelas mudanças nas legislações que regem o sistema educacional brasileiro. Atente ao que se diz a seguir sobre arte e seu ensino, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As definições de arte são inúmeras, em diversificados momentos e conforme estejam ligadas a concepções artísticas, estéticas e/ou educacionais, gerando outras problemáticas e estados de complexidades.

( ) A arte, na contemporaneidade, deve estar ancorada muito mais em dúvidas do que em certezas: desafia, levanta hipóteses e antíteses em vez de confirmar teses.

( ) A educação, por sua vez, está ancorada nas diferenças e nas diversidades “que somos e quem somos.

( ) Os tempos atuais exigem investimentos e diversificações, coerências e competências sociais e epistemológicas para que cada um seja construcional de sua pessoalidade coletivada e que se conheça para que possa, nos Outros e nas Coisas, se reconhecer, quer nas similitudes, quer nas diferenças e/ou nas divergências.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal. Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios. Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos (professores, pais, alunos, funcionários, etc.) faz dela. É um lugar de produção, criação e reprodução de cultura, de valores, de saberes: tempo/espaço de encontros, tensões, conflitos, preconceitos. Pensar a escola multicultural é pensar

I. no tratamento dado à cultura que se está defendendo.

II. em um projeto cultural, que apresente às novas gerações uma gama de saberes, conhecimentos e valores.

III. a escola como produtora de toda uma dinâmica cultural que institui visões de homem, de mulher, de mundo e de sociedade.

IV. que nem todos têm potencial para aprender sobre a cultura.

Estão corretas as complementações contidas em

À medida que a técnica e depois a tecnologia invadiram os meios de produção, provocaram o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre obras de arte e objetos produzidos com a interferência de máquinas. A fotografia e o cinema são os primeiros exemplos desse fato.

Atualmente vivemos em um tempo no qual, praticamente, todas as pessoas são “alfabetizadas audiovisualmente”, pois vivem imersas em um mundo de imagens, sobretudo as habitantes das cidades, onde a linguagem audiovisual é familiar, corriqueira e comum. Atente às seguintes afirmações sobre a arte nesse novo tempo:

I. As obras de Arte deixam de ser resultados exclusivos das “mãos do artista”.

II. O “artista-fotógrafo” já não precisa pintar, mas sim operar a máquina.

III. Arquivos de imagem podem ser manipulados no computador.

IV. A obra de arte passou a ser também produzida em série e dirigida ao mercado.

Está correto somente o que se afirma em

Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários.” (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto. Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Produzir

2. Apreciar

3. Contextualizar

( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente”. (BRASIL, 1997, p.50)

( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN’s. (BRASIL, 1997, p.51)

( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)

A sequência correta, de cima para baixo é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis