Questões sobre Arte/Educação

O pensamento que se constrói sobre arte e educação vem sendo formulado também a partir de pedagogias que trazem a ideia de liberdade e de respeito ao indivíduo. O educador brasileiro que elaborou premissas relevantes para a formulação dos processos de arte e educação no Brasil foi
  • A. Paulo Freire.
  • B. Francisco Mendes.
  • C. Cristovam Buarque.
  • D. Otávio Rocha.
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Sobre os processos que envolvem arte e educação, assinale a opção que corresponde a uma premissa básica desse campo de estudo.
  • A. É preciso ensinar descontextualizando o tema da realidade para que o aluno se sinta capaz de criar a sua própria realidade.
  • B. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
  • C. O professor precisa ensinar os alunos a necessidade de armazenar muitos conhecimentos e informações.
  • D. Ensinar é apontar caminhos para que o aluno se sinta capaz de competir no mercado de trabalho e na própria escola.
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Segundo Joelson Bernardes Albuquerque e Ângela Carrancho da Silva, “um projeto cultural deve ter sua exposição claramente fundamentada nos detalhes do que se pretende ver realizado, através de um documento que informa sobre o produto o seu conteúdo, a sequência de atividades a serem desenvolvidas com seus resultados e objetivos esperados, o tempo e os recursos e meios requeridos e disponíveis, indicações das condições de gestão, enfim tudo que é necessário e útil para que o projeto possa ser posto em prática e quais as circunstâncias que ele oferece de monitoramento, análises e julgamentos para ser compreendido e aceito”.

Fonte: Joelson Bernardes Albuquerque; Ângela Carrancho da Silva. Avaliação de projetos culturais. In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 289-320, set./dez. 2010.

Segundo a compreensão dos autores,

  • A. a avaliação é um processo secundário diante da importância da execução do projeto.
  • B. uma boa avaliação dos resultados de um projeto não depende da sua elaboração, mas da análise do produto final.
  • C. um projeto cultural é peça fundamental para a avaliação de sua implementação.
  • D. quanto mais generalista é um projeto, melhor para quem vai avaliá-lo, pelo fato de o projeto não se prender a detalhes.
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A preservação do patrimônio cultural é de considerável importância, principalmente no que diz respeito às obras de construção civil. Nesse sentido, a engenharia civil contribui de várias formas para a preservação do bem do patrimônio histórico e artístico, sobretudo nas áreas de manutenção predial, readaptação, reabilitação, reforma, recuperação e avaliação de bens de patrimônios históricos e artísticos. Dessa forma, exige-se que, no mínimo, o profissional de engenharia tenha conhecimento dos termos básicos relacionados à área de preservação do patrimônio cultural. Assim, assinale a opção cujo termo está definido corretamente.
  • A. Valor excepcional é o valor atribuído a um conjunto de bens tombado por sua notória empatia emocional.
  • B. Valor histórico-cultural é o valor de bens e imóveis tombados que possuem importância histórica ou cultural.
  • C. Valor artístico é o valor de bens e imóveis tombados que possuem, pela sua concepção estética e maestria de execução, importância na história da arquitetura e da arte.
  • D. Tombamento é o ato declaratório da incorporação de um bem ao patrimônio histórico nacional, estadual ou municipal.
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Segundo Brandi (1971) “a restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte em sua consistência física e em sua dupla polaridade estético-histórica, com objetivo de transmiti-la ao futuro”. Sobre preservação e restauração, é correto afirmar que
  • A. são consideradas adequadas as intervenções e/ou uso de materiais diferentes e fabricados em épocas distintas, quando utilizados como suporte ou complemento, desde que não caracterizem falsificações.
  • B. é permitida a transferência de sítio de um monumento mesmo sem razões de grande interesse nacional ou internacional, pois o monumento é inseparável da história – da qual é testemunho – porém, não do meio em que está situado. Por conseguinte, a deslocação do todo ou de uma parte de um monumento pode ser tolerada.
  • C. o princípio básico de um programa de restauração de um bem móvel de valor cultural consiste em manter sua forma física original, assegurando as não intervenções e/ou uso de materiais diferentes e fabricados em épocas distintas.
  • D. segundo a Carta de Burra, – ICOMOS, 1980 – pode-se definir preservação como o agenciamento de um bem a uma nova destinação sem a destruição de sua significação cultural.
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Considerando o diagnóstico e aplicações técnicas de materiais, assinale a afirmação verdadeira.
  • A. Se sua parede de taipa ou adobe apresenta perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e/ou destacamento de parte do maciço, essa condição é, provavelmente, causada pela falta de proteção do edifício contra a ação das chuvas. Uma das técnicas utilizadas é a proteção do beiral, cuja função é dirigir as águas para longe do edifício. É importante manter, portanto, os beirais em bom estado e não reduzir suas dimensões.
  • B. Se a alvenaria de taipa ou adobe apresenta presença de raízes incrustadas na alvenaria causada pelo crescimento de plantas dentro ou sobre a estrutura da alvenaria, alimentando-se do material do substrato, é necessário, como técnica, fazer o deslocamento da vegetação para as proximidades da construção.
  • C. Se a alvenaria de taipa ou adobe apresenta manchas e desagregação em camadas superiores da parede interna ou externamente, a causa é a falta de proteção do edifício contra a ação das chuvas. Uma das técnicas utilizadas é a canalização das águas que caem dos telhados, evitando-se que respinguem ou empocem, atingindo as bases das paredes e provocando sua degradação.
  • D. A técnica de recuperação de trechos da alvenaria pode ser feita facilmente com a substituição do trecho degradado por material novo, semelhante ao original (taipa ou adobe), com as mesmas características do antigo. Quando tenham ocorrido deteriorações no âmago do muro ou em cunhais, as intervenções se tornam mais fáceis e não é preciso ter orientação especializada.
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Acerca dos materiais, especificamente para pinturas e tratamentos, utilizados em obras de restauração, consolidação e conservação de edificações, é correto afirmar que
  • A. aguarrás possui suspensão fluida de material corante – pigmento – de finíssima granulação, em um líquido aglutinante capaz de convertê-la em película sólida quando uma delgada demão é aplicada a uma superfície.
  • B. óleo de linhaça é um líquido de cor amarelo-âmbar, extraído da semente do linho, comumente usado cru ou cozido na confecção de tintas.
  • C. cal é um pó de cor branca usado como pigmento de tintas. Pode ser à base de carbonato básico de chumbo ou óxido de zinco.
  • D. alvaiade é um líquido usado como diluente nas tintas a óleo e no preparo de vernizes.
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A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas cinco regiões. Considerando a cultura de cada região, relacione corretamente a região a sua cultura, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Nordeste

2. Norte

3. Centro-oeste

4. Sudeste

5. Sul

( ) As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã); o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-demamão, a dança de fitas e boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, camarão, pirão de peixe, cozido de carne em uma panela de barro.

( ) Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba-meu-boi, maracatu, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da sua cultura. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arrozdoce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

( ) A cultura é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, e o cururu. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, mariaisabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, peixes do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado, entre outros.

( ) Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba-meu-boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

( ) A quantidade de eventos culturais é imensa. As duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 5, 1, 3, 2, 4.
  • B. 4, 3, 1, 2, 5.
  • C. 3, 2, 1, 5, 4.
  • D. 5, 1, 3, 4, 2.
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A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Embora as artes em geral sejam o objeto de estudo no campo da estética, a percepção de outros eventos, como jogos, feiras e anúncios de revista, por exemplo, pode ser alvo da apreciação estética.
  • C. Certo
  • E. Errado
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