Questões sobre Arte/Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte/Educação

O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes” foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

Dentre as principais propostas de reivindicação dos professores, encontra-se como fundamental a necessidade de uma definição de políticas de formação em arte em várias instâncias. Dentre as propostas apresentadas a seguir, assinale a que NÃO corresponde a uma das reivindicações dos professores.

A característica básica do PCN de Artes é a proposta triangular – que deve ser um ponto de partida para o ensino da Arte na escola. Essa abordagem tem como requisito um educador em constante transformação, em movimento e há modalidades a serem trabalhadas nos ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a elaboração dos conteúdos em linguagens, das quais se EXCLUI a linguagem

Considerar e compreender em que contexto as músicas são criadas, praticadas e consumidas tornase extremamente relevante em uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade da produção humana.

Partindo dessa abordagem, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As ideias, os valores, as crenças, os conhecimentos e intenções dos produtores e dos consumidores de música são importantes para se compreender a diversidade humana.

( ) Igualmente importante é estar atento para as novas possibilidades de recepção de música, já que os significados não estão preestabelecidos, mas são construídos no momento da própria ação musical (criar, executar, escutar).

( ) O ensino de Música também deve ser construído tendo em vista o contexto e as características da escola e da região em que está situada.

( ) A construção coletiva do currículo que se busca no novo ensino médio encontra na música uma forte aliada. Em razão do interesse que os jovens têm por música, a escolha coletiva de temas sobre música a serem trabalhados nas aulas constitui uma possibilidade interessante.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:

I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre ‘sem consistência’ em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.

II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.

III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.

IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.

V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.

É correto somente o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis