A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a l...

A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:

I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre ‘sem consistência’ em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.

II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.

III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.

IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.

V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.

É correto somente o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis