A preservação do patrimônio cultural é de considerável im...

A preservação do patrimônio cultural é de considerável importância, principalmente no que diz respeito às obras de construção civil. Nesse sentido, a engenharia civil contribui de várias formas para a preservação do bem do patrimônio histórico e artístico, sobretudo nas áreas de manutenção predial, readaptação, reabilitação, reforma, recuperação e avaliação de bens de patrimônios históricos e artísticos. Dessa forma, exige-se que, no mínimo, o profissional de engenharia tenha conhecimento dos termos básicos relacionados à área de preservação do patrimônio cultural. Assim, assinale a opção cujo termo está definido corretamente.
  • A. Valor excepcional é o valor atribuído a um conjunto de bens tombado por sua notória empatia emocional.
  • B. Valor histórico-cultural é o valor de bens e imóveis tombados que possuem importância histórica ou cultural.
  • C. Valor artístico é o valor de bens e imóveis tombados que possuem, pela sua concepção estética e maestria de execução, importância na história da arquitetura e da arte.
  • D. Tombamento é o ato declaratório da incorporação de um bem ao patrimônio histórico nacional, estadual ou municipal.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quanto ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), julgue os itens subseqüentes.

O PNCD objetiva reduzir a infestação pelo Aedes aegypti, a incidência da dengue e a letalidade por febre hemorrágica causada por dengue.

Resolva a questão aqui ›


O esquema de tratamento de tuberculose em que se faz uso por dois meses de Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida, seguidos de sete meses de Rifampicina e Isoniazida é utilizado nas formas:

Resolva a questão aqui ›