Questões de Artes da Exatus

Ao longo de sua história, o ensino de Artes foi instaurado dentro de diferentes tendências pedagógicas e, desde 1996, tornouse componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, contemplando a arte em seu contexto mais amplo e entendendo-a não mais como uma atividade curricular, mas sim como campo de conhecimento e atuação específicos, integrados à base de formação cultural do indivíduo e do cidadão como um todo. Portanto, as questões que tomam a Arte como referência propõem focá-la em suas diferentes modalidades expressivas e nos seus diferentes contextos, quer seja da sua produção, da sua apreciação, de seu estudo e sua difusão, sem perder de vista sua inserção sóciocultural na relação com os outros campos de conhecimento, tanto na sua parte geral, quanto na específica. Espera-se, desta forma, que os professores sejam capazes de manifestar certas habilidades relacionadas a este campo de conhecimento, sob o aspecto analíticocrítico, mediante sua capacidade de síntese, em que demonstrem relacionar dados, fatos e eventos, permitindo-lhes compreender as interações sociais e culturais que relacionam o seu contexto vivencial e o conhecimento formal obtido no seu percurso escolar. Quer ainda observá-los como elementos ativos no processo de transformação no qual estão inseridos na sociedade. Para tanto, os professores serão avaliados de acordo com a sua capacidade de, exceto:
  • A. Apreciar as manifestações artísticas em suas diferentes modalidades expressivas no contexto das Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, de maneira interdisciplinar em relação à produção e leitura na sociedade.
  • B. Analisar, refletir e avaliar as manifestações artísticas por meio dos diferentes processos instituídos no contexto das teorias que observam, quer seja a sua relação com a História da Arte ou com a Estética.
  • C. Relacionar as manifestações artísticas ao contexto cultural, avaliando suas origens estéticas, suas raízes étnicas, suas funções sociais e abrangência de sua dimensão histórica.
  • D. Analisar, refletir e avaliar as manifestações culturas por meio de processos destituídos no contexto das teorias que observam, quer seja a sua relação com a História da Arte ou com a Estética.
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As artes fornecem um dos mais potentes sistemas simbólicos das culturas e auxiliam os alunos a criar formas únicas de pensamento. Em contato com as artes e ao realizarem atividades artísticas, os alunos aprendem muito mais do que pretendemos, extrapolam o que poderiam aprender no campo específico das artes. E, como o ser humano é um ser cultural, essa é a razão primeira para a presença das artes na educação escolar. (ferreira, 2001, p32). Nesse sentido a arte deve ser vista como:
  • A. Faces do conhecimento, que complementamse e ajustam-se perante o desejo de compreender o mundo.
  • B. Oposição, uma contradição à ciência, todavia que faz entender certos aspectos que a ciência.
  • C. Faces do conhecimento, que não complementam-se e não se ajustam-se perante o desejo de compreender o mundo.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.
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Assinale a alternativa que contradiz os conceitos sobre: ARTE ERUDITA, ARTE POPULAR E ARTE DE MASSA:
  • A. A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade.
  • B. Arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade que faz parte sendo grandemente influenciado na sua criação pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.
  • C. Nas regiões do país existe um único tipo de arte popular que se destaca, e por isso mesmo pode ser vista sem uma peculiaridade.
  • D. Arte de massa atingem uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte popular e, ao mesmo tempo.
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A proposta da leitura de imagens de tendência formalista fundamenta-se:
  • A. Em temporalidade.
  • B. Em argumentação.
  • C. Em evidenciação.
  • D. Em “racionalidade”.
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Nas artes visuais quase todo material e técnica podem ser utilizados para criar uma obra, mas existem aqueles que são mais conhecidos, considerados como tradicionais ou convencionais e os modernos ou contemporâneos. Entre os meios artísticos tradicionais ou convencionais, três deles manifestam-se em duas dimensões (bidimensional – altura e comprimento), são eles: o desenho, a gravura e a pintura, bem como, escultura e a arquitetura. Os tipos de desenhos são classificados como: Desenho técnico ou indústria, Desenho arquitetônico, Desenho científico, Ilustração, Croqui ou esboço. Cada qual com sua função. Em relação a pintura podemos dizer que:
  • A. É considerada original quando é assinada e numerada pelo artista dentro de conceitos estabelecidos internacionalmente.
  • B. Uma forma padronizada e normatizada de desenho, voltado à representação de peças, objetos e projetos inseridos em um processo de produção.
  • C. Envolve um determinado meio de manifestação (a superfície onde ela será produzida) e um material para lidar com os pigmentos.
  • D. Uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial usando a tridimensionalidade do espaço.
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O desenvolvimento das tecnologias audiovisuais e da telemática, ciência que aborda o uso combinado do computador e dos meios de comunicação, suscitaram novas formas de se fazer arte, bem como de disseminação das manifestações artísticas realizadas com equipamentos tecnológicos. O computador com conexão à internet possibilitou gradativamente a unificação de várias mídias, diminuindo as fronteiras. O tempo e o acesso a informação e imagens desencadeiam uma diferente dinâmica em que o usuário passa a ser um elemento ativo, produzindo, gerenciando e interagindo com conteúdos disponíveis na rede, propiciando mudanças culturais e conceituais. Desta forma, a implementação do computador e da internet na escola amplia o campo de pesquisa em arte, bem como, da produção de imagens e do fruir, do interagir, com as manifestações artísticas contemporâneas e tecnológicas. A essa tecnologia podemos chamar de:
  • A. Ciberarte.
  • B. Ciber arte.
  • C. Tecnologia nas artes.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.
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A teoria tradicional surgiu no período conhecido como educação jesuítica, na tentativa de catequizar os índios, estendendose até inicio do século XX. Segundo Saviani (2006), tal tendência enfatiza a teoria sobre a prática, sendo, pois a prática resultado da teoria a qual, por sua vez, vincula-se essencialmente a relação “como ensinar” mediante a formulação de métodos de ensino. Visando a formação intelectual, o professor é visto como:
  • A. O centro do sistema educacional, um gerador de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades não absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.
  • B. O provedor do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.
  • C. O centro do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e com ênfase na participação questionáveis pelos alunos, considerados seres ativos e observadores ao regime escolar.
  • D. O centro do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.
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Dentre os fundamentos pensados para a educação, destacam-se a pedagogia históricocrítica elaborada por Saviani da PUC de São Paulo e a Teoria da Libertação, com experiências de educação popular realizada por Organizações e movimentos sociais, fundamentados no pensamento de Paulo Freire. Essas teorias propunham:
  • A. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura para uma prática social democrática.
  • B. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura para uma prática social transformadora.
  • C. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura e sociedade para uma prática social inovadora
  • D. Curriculares pretendiam fazer da escola um instrumento para a transformação social e nelas o ensino de Arte.
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Ao tratar a respeito do universo da criatividade, Haetinger (2005) aborda a criatividade como a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações. Ele afirma que essa capacidade independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser melhor entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (Apud: KNELLER, 1978, [s.p.]). Assinale a alternativa errada:
  • A. Do ponto de vista da pessoa que está criando, a ação criativa é fisiológica e tem como base os temperamentos humanos, os hábitos e as atitudes criativas.
  • B. A criatividade pode ser definida em virtude de seus conceitos: pinturas, conceitos, teorias, invenções, esculturas, poemas, filmes, etc. Mas estas são as formas estereotipadas das ações criativas.
  • C. Os processos mentais criativos englobam a percepção, a motivação, o pensamento, a aprendizagem e a comunicação.
  • D. A criatividade está associada às relações entre homens e aos fatores ambientais e culturais. Portanto, é fruto da interação entre homens/objetos/meio.
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O papel/função do professor de arte é, exceto:
  • A. Prover o isolamento da arte.
  • B. Elementar e fundamental na formação humana e artística.
  • C. Evidenciar a necessidade de se valorizar o trabalho realizado na sala de aula.
  • D. Permitir uma busca contínua rumo ao conhecimento.
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