A contar do início da história da humanidade, a arte tem...

A contar do início da história da humanidade, a arte tem-se mostrado como uma ação presente em todas as manifestações culturais. O homem que desenhou um bisão em uma caverna préhistórica teve de aprender e construir conhecimentos para expandir essa prática. E, assim, compartilhar com as outras pessoas o que aprendeu. Dessa forma percebe-se que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, conforme as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais (PCN: Arte, 2000). Atente para o que se afirma a seguir sobre o ensino da Arte no Brasil:

I. A mudança radical que deslocou o foco de atenção da educação tradicional, centrado apenas na transmissão de conteúdos, para o processo de aprendizagem do aluno também ocorreu no campo do ensino da arte.

II. Na escola tradicional, não eram valorizadas as habilidades manuais, “os dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão. A arte era considerada como imediatista e utilitária.

III. No início da década de 70, autores responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos reconheciam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e que, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é papel do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução

IV. No início da década de 60, arteeducadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco dentro do ensino da Arte, questionando basicamente a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança e buscando definir a contribuição específica da arte para a educação humana.

Está correto somente o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis