Listagem de Questões de Artes
A partir de 1950, as disciplinas canto orfeônico, música e trabalhos manuais uniram-se ao desenho e passaram a fazer parte do currículo escolar da educação brasileira. Esse ensino da arte objetivava:
livre expressão dos alunos.
manter a divisão social existente na sociedade.
criação e criatividade.
sociedade mais justa e igualitária.
experiência cognitiva dos alunos.
O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:
performances assemblages
happenings e grafite.
teatro de rua e gestualismo.
performances happenings
happenings action painting
Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:
seu próprio processo, sendo ele criador.
meta da educação.
processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.
transformação da realidade social.
elaborações intelectuais, com baseemmodelos.
São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:
conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,
experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.
reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.
identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.
Segundo a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, os objetivos que dizem respeito a procedimentos de Arte têm como foco
conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de Arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
conhecer a área de abrangência profissional da Arte, considerando as muitas possibilidades de atuação, inerentes a cada uma.
apreciar a Arte, considerando-a meio de lazer da sociedade e parte de um processo histórico na formação da cidadania.
reconhecer a Arte como área de processos autênticos e conhecimento autônomo a partir do contexto sociocultural e econômico em que está inserido.
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