Questões de Administração da PUC/PR

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Relativamente ao entendimento contemporâneo sobre a Gestão de Pessoas, é CORRETO afirmar:

I. As diferenças pessoais devem ser ressaltadas e não padronizadas e homogeneizadas.

II. As pessoas são elementos vivos, fontes de impulso próprio e não agentes inertes ou estáticos.

III. As pessoas são parceiras da organização e as únicas capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso.

IV. As pessoas são recursos que a organização consome, utiliza e que produzem custos.

Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.

Essa constatação de que o reconhecimento é um incentivo à motivação e ao trabalho

Leia o texto a seguir. BPM integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades, utilizando a visão de processos ponta a ponta. Compreende estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, políticas e tecnologia para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho e resultado, transformar e estabelecer a governança de processos. Na notação para gerenciamento de processos BPMN, na modelagem dos processos, o estado atual denomina- se (AS IS). O foco dessa fase é reproduzir os processos em diagramas descritivos que expressem seu estado atual e possibilite a análise de oportunidade de melhoria. A etapa desenho do TO BE consiste em redesenhar todos os processos previamente mapeados, de acordo com as melhorias e mudanças analisadas, com foco em representar o futuro processo melhorado. Nesse momento, ocorre o confronto do processo mapeado como é (AS IS) com o processo como deverá ser (TO BE).

Avalie os processos que estão diretamente ligados à Análise do Processo, ou seja, à passagem do AS IS para o TO BE.

I. Definir agenda e executar reuniões de acompanhamento formal de execução do plano de ação após entrega do relatório final para verificar as dificuldades e necessidades de ajustes das ações e orientar na medição dos indicadores.

II. Realizar reunião para levantar ganhos e melhorias para o processo com a participação direta dos atores do processo em todos os níveis e áreas.

III. Utilizar Check-list definido em formulário específico, com perguntas pontuais que permitem identificar desconexões do processo, coletando ideias de melhorias. Fazem parte desse check-list princípios do Lean que apoiam a identificação de melhoria para redução de desperdício.

IV. Realizar workshops e entrevistas com a unidade organizacional, com o intuito de obter informações para a modelagem do processo.

V. Estudar as melhores práticas para o processo, mediante análises internas e externas (benchmarking), pesquisas, artigos, livros, registros e reuniões efetuadas.

VI. Treinar e instruir todos os colaboradores envolvidos em cada processo evidenciando as atividades de melhorias.

É CORRETO apenas o que se afirma em

Após ler e analisar os exemplos vinculados ao desperdício no setor jurídico, associe o exemplo ao desperdício mais evidente. As Sete Categorias de Desperdício do Lean

1. Espera (pessoas esperando)

2. Sobre-produção (superprodução)

3. Retrabalho (Falhas, não conformidade)

4. Movimentação (pessoas que se movem)

5. Processamento (Excesso de processamento, burocracia) 6. Estoque (Armazenagem) 7. Transporte (Transporte de materiais)

____________________: produzindo três cópias da fita gravada da entrevista, mesmo que os advogados de defesa praticamente nunca peçam uma cópia. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.

____________________: o tempo excessivamente grande enquanto as fitas gravadas são recuperadas da memória de um centro de dados, para que possam ser utilizadas por um oficial. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.

____________________: todos os transportes de fitas entre departamentos de polícia, transcrição e armazenamento. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia. ____________________: comprovando informações que devem estar completas para a chegada da equipe de transcrição (não deve ser entregue incompleto). Verificando transcrições depois de terem sido devolvidas da correção (por estar errados uma segunda vez?). Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.

____________________: todo o armazenamento de fitas, além de qualquer armazenamento temporário pelos oficiais em suas mesas. Além disso, o armazenamento de fitas em branco, necessárias para entrevistas. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.

____________________: oficiais que viajam para a equipe de transcrição para entregar fitas (devido ao medo da perda) e qualquer viagem de / para armazenamento de fita. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia

____________________: correções de transcrições porque a fita original era inaudível, rompida etc. Ex. em processos de entrevista gravadas pela polícia.

Identifique alternativa que melhor define a associação do exemplo ao desperdício (Sete Categorias de Desperdício do Lean).

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA. Medidas de desempenho: Para que pessoas deem o seu apoio em relação a um projeto, os colaboradores desejam saber se o projeto cumpre com as suas promessas (métricas). As medidas de desempenho dão aos seus interessados uma maneira concreta de avaliar como o projeto está operando em relação às suas expectativas e identificam onde as melhorias são necessárias. Exemplos de medidas de desempenho incluem indicadores de satisfação do cliente, custo-eficiência, economia de tempo, economia financeira, taxas de convicção em relação as melhorias e rapidez dos processos. Os sistemas de justiça integrados têm o potencial de economizar dinheiro, mas também são caros, especialmente nas fases iniciais. Igualmente espera-se capturar os benefícios intangíveis – como o aumento da confiança do público – tanto quanto possível. A fim de manter apoio e financiamento além das aprovações iniciais, o processo deve fornecer relatórios de progresso sobre as medidas de desempenho estabelecidas em seu caso de negócios. Tomando como base os aspectos apontados em relação a Medidas de Desempenho, evidencie as ações que estão associadas a Medidas de Desempenho.

I. Reduzir os recursos necessários para consultas.

II. Identificar os principais objetivos do projeto proposto, indicar seus objetivos brevemente e em linguagem simples.

III. Minimizar os esforços de coleta de dados redundantes.

IV. Definir os objetivos do projeto que o ajudarão a perceber a visão futura.

V. Reduzir os custos de manipulação de papel.

VI. Melhorar o tempo de resposta do usuário.

VII. Declarar a missão e visão futura. Expressar os objetivos do seu projeto em termos específicos e claros para que as pessoas possam entender o modo operante da organização.

VIII. Reduzir o tempo gasto pelo usuário para responder às consultas do telefone.

É CORRETO apenas o que se afirma em

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