Questões de Administração da PUC/PR

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Dependendo do seu modelo de gestão, as organizações podem admitir diferentes níveis de participação e de autonomia nas decisões, caracterizando níveis de delegação e de centralização ou descentralização diferenciados. Os níveis de delegação de autoridade e de centralização ou descentralização da gestão estão associados ao quanto os colaboradores possuem de controle ou autonomia sobre si para tomarem decisões, definirem objetivos, metas e planos de ação para as tarefas atinentes ao seu cargo, mediante resultados e expectativas estratégicas da organização. Esses níveis indicam também o quanto as decisões organizacionais são definidas como top down (de cima para baixo) ou botton up (de baixo para cima). Nesse sentido, pode ser considerado exemplo de gestão altamente descentralizada

A Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management - BPM é uma forma de visualizar as operações da organização, que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas. Essa visão divide os processos em níveis.

Analise o contexto dos conceitos e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo. _______________________: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. No nível estratégico administrativo, essas rotinas devem ser descritas por POPs – Procedimentos Operacionais Padrão.

_______________________: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um cliente. O entendimento da estratégia da organização é feito, e ao final, é possível ter uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como esse processo ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos. _______________________: é um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e a sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona. A partir da identificação dos processos estratégicos, tipos de recursos e da análise do mapa estratégico, é desenhada a cadeia de valor da organização. O resultado final dessa fase é uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como os processos ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos. _______________________: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro sub-processo, realiza um objetivo específico em apoio ao processo e contribui para a missão deste.

Levando em consideração a estrutura hierárquica dos processos, analise os contextos do conceito, e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo:

I. Macro-processo.

II. Processo.

III. Tarefa.

IV. Atividade.

O estudo do Comportamento Organizacional pressupõe analisar fatores externos, questões relacionadas às pessoas, aos grupos e como os indicadores organizacionais são influenciados de forma positiva ou negativa. Sendo assim, analise as afirmações e marque a CORRETA.

Assim como Juran e Feigenbaum, W. Edwards Deming tornou-se um dos mais reconhecidos e influentes pioneiros da qualidade, especialmente no Japão e, mais tarde, nos EUA. Sobre os princípios de Qualidade que foram propostos por Deming, assim como o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), avalie as afirmações a seguir.

I. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que não se dependa do processo de verificação e validação para o atingimento da qualidade.

II. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que se institua treinamento no próprio local de trabalho.

III. No ciclo PDCA, a fase Plan pode incluir a identificação do problema, a investigação de causas raízes e a proposição e planejamento de soluções.

IV. No ciclo PDCA, a fase Do é responsável pela atuação sobre os desvios observados para corrigi-los. Se necessário, faz o replanejamento das ações de melhoria.

É CORRETO apenas o que se afirma em

É notório que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos: estrutura organizacional adotada, cultura que existe em cada organização, características do contexto ambiental, negócio da empresa, processos internos e outras variáveis importantes. Considerando a sua aplicação no setor público, analise os itens a seguir e escolha a opção CORRETA.

I. A gestão por competências no setor público apresenta características únicas, afinal a questão da estabilidade gera desafios adicionais relacionados ao plano de carreira dos servidores.

II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação.

III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.

IV. O processo de gestão de pessoas no setor público deve ser contínuo e envolver toda organização, garantindo comprometimento e satisfação em relação à organização, às atividades realizadas e ao resultado entregue.

V. Os líderes devem ser orientados a acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem e monitorando a equipe para evitar desajustes e conflitos.

Estão CORRETOS apenas os itens:

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