291 Q5251
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
As organizações estão impondo um novo padrão de comportamento às pessoas, um comportamento mais criativo e inovador.

Com relação à inovação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É o processo de criar novas ideias e colocá-las em prática.

( ) O isolamento da administração de topo é uma barreira a esse processo.

( ) Uma das regras para a inovação são os interesses ocultos.

As afirmativas são, respectivamente,
292 Q5246
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante. Existem três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial.

Leia o fragmento a seguir.

“O modelo _____ representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as _____, a _____ e a estrutura da organização”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
293 Q5243
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
As empresas controlam o absenteísmo, elaboram estatísticas de pessoal e analisam a rotatividade dos funcionários, porque essas ações envolvem custos relativamente altos para as organizações. Em relação à rotatividade de pessoal, ou turnover (em inglês), analise as afirmativas a seguir.

I. O turnover envolve a avaliação da política de remuneração e benefícios, as oportunidades de crescimento profissional interno, o mapeamento das condições de trabalho, as entrevistas de desligamento e a pesquisa de clima organizacional.

II. O baixo nível salarial em comparação ao mercado de trabalho ou concorrentes, a insatisfação com as chefias, os problemas pessoais, o processo seletivo inadequado e o perfil da vaga incorreto são as principais causas do turnover.

III. Os custos d...
294 Q5242
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O programa de integração de novos funcionários ao ambiente de trabalho deve informar, aos novos empregados, os objetivos, as estratégias, os benefícios, os horários de funcionamento, o organograma, a cultura organizacional e outras informações. Assinale a opção que indica a principal finalidade do programa de integração.
295 Q5241
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A pesquisa salarial se baseia em cargos de referência ou cargos amostrais. Com relação às características dos cargos de referência, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem representar os vários pontos de curva ou reta salarial da organização.

II. Devem ser facilmente identificados no mercado.

III. Devem representar os mesmos setores de atividade da organização.

Assinale:
296 Q5239
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Leia o fragmento a seguir. “_____ não é algo comprável ou passível de _____; ela é fruto de suas _____ com aqueles que o cercam.”

Determine a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
297 Q5236
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Leia o fragmento a seguir.

“Denominamos tutoria ou _____, quando um _____ exerce papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua _____.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
298 Q5229
Administração
Ano: 2014
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Nos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, algumas práticas perdem ênfase, a exemplo de
299 Q5217
Administração
Ano: 2014
Banca: FJG
O grau de liberdade que o ocupante de um cargo tem para programar as suas atividades, selecionar os equipamentos que deverá utilizar e escolher os métodos que deverá seguir está relacionado com:
300 Q5197
Administração
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação às tarefas exercidas pelos operadores de checkout, assinale a opção correta.