Questões de Administração Geral do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral do ano 2025

Cada um de nós está constantemente administrando várias atividades e recursos, planejando, dirigindo e controlando objetivos e resultados esperados. Nas instituições, não é diferente, pois é necessário planejar e administrar para que a organização consiga prosperar. Nesse sentido, segundo Chiavenato (2000), administração é:

O ato de se comunicar exerce funções indispensáveis à própria natureza humana. A comunicação é usada para informar algo, para influenciar atitudes e comportamentos, para motivar, interagir, realizar atividades ou inovar. Através dela, as pessoas expressam sentimentos, pensamentos, opiniões e obtêm respostas, ou seja, correlacionam-se com o meio em que vive.

(NEVES, R. C. Comunicação Empresarial Integrada. São Paulo: Editora Mauad, 2009.)

Considerando o tema abordado, analise as assertivas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A comunicação, tendo como recursos a fala, os gestos, os sorrisos, os olhares, as expressões faciais, os sons, entre outros, constitui-se em um instrumento estratégico essencial para as organizações.”

PORQUE

II. “A comunicação promove a transparência; possibilita a construção de relações interpessoais saudáveis; facilita o engajamento dos colaboradores; e reforça as ações institucionais.”

Assinale a alternativa correta.

O processo administrativo compreende as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, as quais estão inter-relacionadas e são indispensáveis à gestão eficaz das organizações.
(CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.)

Considerando o disposto, relacione adequadamente as funções administrativas aos conceitos apresentados.

1. Controle.
2.Direção.
3.Organização.
4. Planejamento.

( ) Alocar recursos, estruturar as equipes para execução das tarefas e definir as responsabilidades de cada equipe para a execução de ações.
( ) Definir estratégias, objetivos e metas e objetivos para os próximos cinco anos, detalhando os recursos necessários e os prazos.
( ) Engajar os servidores no cumprimento das metas, promovendo comunicação clara e motivação visando a realização das ações de forma eficaz.
( ) Monitorar o andamento das ações, comparar e avaliar os resultados alcançados em relação aos resultados alcançados e propor ajustes, se necessário.

A sequência correta está em

Um município está enfrentando desafios em algumas áreas da gestão. O gestor público solicitou que cada problema fosse identificado com base nos princípios de diferentes áreas da administração. Considerando o contexto, relacione adequadamente as áreas apresentadas à situação-problema relacionada a cada uma.

1. Administração financeira.
2. Administração de pessoas.
3. Administração de materiais.
4.Organização e métodos.

( ) A rotatividade de funcionários aumentou significativamente, impactando a produtividade e os custos com organização de novos processos seletivos e treinamento.
( ) Os processos administrativos apresentam alta redundância e inconsistências, o que tem gerado retrabalho e perda de tempo na execução de tarefas.
( ) Há problemas de fluxo de caixa devido à realização da receita abaixo do previsto e negociação inadequada dos prazos para pagamentos.
( ) O estoque apresenta registros frequentes de falta de insumos essenciais, o que tem atrasado a prestação de serviços demandados pela população.

A sequência está correta em

#Questão 1104937 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, Instituto Consulplan, 2025, CRP - 3ª Região (BA), Assistente Organizacional - Assistente de Contas a Pagar

Uma autarquia implantou recentemente o sistema de Gestão da Qualidade Total (GQT); entretanto, foram identificados os seguintes problemas:

1. Procedimentos operacionais padronizados não estavam sendo seguidos por alguns funcionários.
2. Altas taxas de reclamações de cidadãos-clientes relacionadas aos serviços prestados.
3. Relatórios de não conformidade não estavam sendo analisados de forma sistemática.
4. Falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição essenciais para o controle de qualidade.

Com base na gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O problema com os procedimentos operacionais padronizados demonstra uma falha na capacitação e no engajamento dos funcionários, faltando treinamentos e práticas de motivação.
II. O aumento de reclamações de cidadãos-clientes indica a necessidade de implementar medidas efetivas e ferramentas adequadas para sua medição, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.
III. A falta de análise sistemática dos relatórios de não conformidade evidencia a necessidade de implementar ciclos de melhoria contínua na gestão.
IV. As falhas na utilização de ferramentas adequadas de medição comprometem a conformidade dos serviços prestados com os padrões estabelecidos.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis