Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

Ehrenberg (2014, p. 186) trata da linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. No entanto, é possível verificar que a abordagem teórica cabe aos outros níveis da educação básica. A autora buscou definir o conceito de linguagem em relação ao campo da educação física, na intenção de destacar o corpo como veículo de comunicação assentado nas culturas. Para a autora: “Ao jogar, ao dançar, ao lutar, ao brincar, as crianças se comunicam e transformam em linguagem o movimento humano, ou seja, a cultura corporal que a criança expressa é intencional, representativa, traz sentidos e significados.” Para os jovens tal afirmação também procede. A autora aponta o que considera ser necessário ao docente para atuar com uma educação física pautada na definição do campo em “cultura corporal”. Sabendo disso, qual seria o papel do professor na perspectiva da autora?

#Questão 1049186 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

Aquino (1997, p. 105), ao tecer críticas sobre a ideia de avaliar, pois raras vezes discute-se o “para quê” se avalia, descreve as inúmeras técnicas usadas para avaliar e diz que “a opção por esta ou aquela técnica, empregável de modo avulso ou combinado, dar-se-ia de acordo com a concepção de processo que se tenha.” Quais concepções seriam essas mencionadas por Aquino?    

Aquino (1997, p. 97) aponta que o erro/fracasso escolar está relacionado a um determinado discurso proveniente da medicina e da psicologia e tais campos são usados para legitimar o discurso de “distúrbios de aprendizagem”. Há, nas palavras do autor, uma patologização do cotidiano escolar. Haveria até um campo disciplinar, científico, que se dedica a “obter uma fatigante escala das variantes nosológicas de tais distúrbios”. Há, genericamente, um rótulo a esse campo, apontado no texto de Aquino. Que rótulo seria esse?    

#Questão 1049188 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

De acordo com a BNCC (2018, p.489): “... no Ensino Médio, a área de Linguagens e suas Tecnologias deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas. Três delas definem aprendizagens relativas às especificidades e aos saberes historicamente construídos acerca das Línguas, da Educação Física e da Arte (competências específicas 4, 5 e 6,respectivamente), enquanto as demais contemplam aprendizagens que atravessam os componentes da área.” Sabendo dessa informação, assinale a alternativa correspondente à competência específica da educação física. 

Strazzacappa (2001), ao escrever sobre a dança educativa no contexto escolar, aponta que essa prática artística se distingue de outras práticas corporais, como as esportivas, pois a dança não propicia apenas o desenvolvimento de habilidade motoras, nem segue um enfoque tecnicista típico de modalidades esportivas. A dança mobiliza outras capacidades, instiga o corpo de um outro modo. Levando em conta o texto de Strazzacappa (2001), assinale a alternativa que contemple essas outras capacidades propiciadas pelo ensino da dança educativa na escola.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis