Questões Concurso USP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso USP

A obra “Metodologia do ensino de educação física” (COLETIVO DE AUTORES, 2012) apresenta uma pedagogia emergente, que busca responder a determinados interesses de classe, denominada de crítico-superadora. Nessa perspectiva de entendimento, a reflexão pedagógica tem algumas características específicas: é "diagnóstica, judicativa e teleológica", pois  

#Questão 1049181 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

Na BNCC (2019), na estruturação da unidade temática - esportes, é utilizado um modelo de classificação baseado em uma suposta lógica interna. Esse modelo possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas. Assim, são apresentadas sete categorias de esportes que, diferentemente das demais temáticas, desconsideram os aspectos sociais e culturais da ocorrência das práticas corporais (como acontece com as brincadeiras, jogos, danças e lutas) e fundam-se nos critérios de desempenho motor, relação com o adversário, objetivos e estratégias do jogo. Assim, a proposta considera esportes: 

#Questão 1049182 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

De acordo com a BNCC (2019), em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do planejamento pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Ainda assim, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser considerados, tais como os elementos específicos das diferentes práticas corporais, as características dos sujeitos e os contextos de atuação, sinalizando tendências de organização dos conhecimentos. Nessa perspectiva, as unidades temáticas de “Brincadeiras e jogos” estão organizadas em objetos de conhecimento conforme 

#Questão 1049183 - Pedagogia, Legislação da Educação, FUVEST, 2022, USP, Professor - Educação Física

No documento da BNCC (2019), a unidade temática “esportes” reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações (associações, federações e confederações esportivas), as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição. No entanto, essas características não possuem um único sentido ou somente um significado entre aqueles que o praticam, especialmente quando o esporte é realizado no contexto do lazer, da educação e da saúde. Como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. O nome dado a esse processo é:  

De acordo com Eliana Ayoub, haveria uma resistência à inclusão da ginástica no conteúdo escolar, no período que fez sua pesquisa, por conta do passado dessa prática corporal, já não condizente com a sociedade redemocratizada. Porém, a autora diz: “E, no que diz respeito especificamente à Ginástica, o que quero defender não é um resgate ‘saudosista’ daquilo que foi a tradição da Ginástica que se consolidou na escola brasileira, especialmente a partir do início deste século, com influências determinantes do Movimento Ginástico Europeu. Para estarmos em sintonia com os desafios da Educação Física Escolar na atualidade, não podemos simplesmente retomar os Métodos Ginásticos Europeus sem a devida crítica aos seus princípios e finalidades.” A autora irá propor uma outra ideia de ginástica, apoiada no Coletivo de Autores de 1992. A partir do texto, o que a autora pretende sustentar em relação à ginástica na escola?  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis