Listagem de Questões Concurso UFPE
Planejamento educacional comprometido com a democratização das relações sociais na sociedade brasileira impõe a necessidade de definição de alguns pressupostos. Assinale a alternativa incompatível com essa dimensão:
o planejamento deve estabelecer um novo estilo de diagnóstico com novas formas de leitura e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas educacionais.
o planejamento deve ultrapassar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático, através de um processo com a participação dos diversos sistemas de ensino e a sociedade civil organizada.
o planejamento deve visar à transformação e deve se caracterizar pela integração, articulação e continuidade.
o planejamento deve considerar como características a competência, a racionalidade e a eficiência.
o planejamento, numa sociedade democrática, impõe a necessidade da participação dos diversos setores organizados da sociedade civil e exige uma nova racionalidade.
Não faz(em) parte dos mecanismos desenvolvidos para concretizar as políticas educacionais:
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/1996, a Emenda Constitucional nº 14 e a Reforma do Ensino Médio e Profissional.
o repasse de recursos para manutenção da escola - PMDE e a descentralização e extensão da merenda escolar.
o Plano Decenal de Educação para Todos e o Plano Nacional de Educação.
os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa de Avaliação, o Programa de Informática Educativa e o Programa Nacional do Livro Didático.
o Programa de concurso, contratação e equiparação salarial para a categoria profissional.
As atuais políticas públicas de educação têm como eixo norteador a qualidade do ensino. Das alternativas abaixo relacionadas, assinale a que é incompatível com esse enunciado.
Valorização do educador e da escola pública.
Descentralização, flexibilização e autonomia.
Priorização da educação básica.
Organização de um sistema de avaliação.
Priorização do ensino fundamental.
O planejamento é um ato filosófico, político-social, científico e técnico, que estabelece os fins de uma determinada ação. Esses podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situando o planejamento da educação nesse contexto, pode-se afirmar que o ato de planejar:
caracteriza-se por definir a aplicação de técnicas efetivas para obtenção de resultados.
como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa ação axiológica.
caracteriza-se pela elaboração de tópicos, divisões, delimitação de recursos, fluxos e cronogramas.
caracteriza-se pela definições de meios eficientes para se obter resultados, como uma atividade neutra.
caracteriza-se por ser um ato simplesmente técnico.
Diante do quadro contextual de reestruturação produtiva, o pedagogo deve atuar observando o pressuposto que permite perceber que o avanço na democratização real da escola e da educação, principalmente quanto à profissionalização do cidadão, só é possível mediante o avanço inicial na democratização no plano das:
relações sociais de produção, relações políticas e relações culturais no seu conjunto.
relações econômicas, relações conjunturais e relações interpessoais.
relações produtivas, relações de poder e relações emocionais.
relações educativas, relações cognitivas e relações democráticas.
relações de políticas públicas, relações educacionais e relações multidiferenciais.
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