Listagem de Questões Concurso UFPE
Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.
"Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".
"Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."
"Em tempo: onde se lê..., leia-se...".
"E para constar, lavei a presente ata..."
"Paulo Neves, secretário hadoc" ...
''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:
com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.
a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.
ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.
por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.
o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.
Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a opção correta com relação à comunicação.
O código não-verbal independe de convenções sociais.
O código verbal inclui todas as formas possíveis de comunicação.
A comunicação é regida por normas fixas e imutáveis.
Na decodificação, o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa.
Ruído é aquele fator que perturba a interpretação da mensagem; não é o caso do som das máquinas em uma fábrica.
A comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. (Montana, 1999). Analisando o papel do emissor, da mensagem e do receptor, podemos afirmar que:
enquanto o emissor realiza um trabalho ativo de codificar, o receptor se limita, passivamente, a decodificar os termos da mensagem.
o receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem.
a mensagem se confunde com o canal pelo qual é veiculada.
os papéis de emissor e do receptor não se interinfluenciam. Cada um age solitariamente.
a mera transmissão da mensagem garante a eficácia de sua recepção e compreensão.
O profissional de secretariado ocupa uma posição estratégica dentro da organização e isto exige uma grande habilidade nos relacionamentos com os executivos, colegas e clientes. Uma das maneiras para manter uma atitude amistosa, ensejando um clima de cordialidade com todos, é:
repassar aos colegas as informações tratadas nas reuniões da Diretoria, a fim de mantê-los cientes dos acontecimentos.
apoiar todos os pontos de vista do grupo, com o intuito de demonstrar sua compreensão em relação aos demais.
trocar idéias com os visitantes, sobre os assuntos referentes às suas atividades de secretário, com o propósito de manter futuros contatos comerciais.
desempenhar o trabalho eficientemente e manter um relacionamento cordial e respeitoso com os demais.
opinar sempre a favor da empresa ou de qualquer um de seus membros, em reuniões abertas ao público
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