Listagem de Questões Concurso UFPE
Com a reestruturação produtiva do setor secundário e terciário, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional – SEFOR/ MTB – redefine o conceito de trabalho e qualificação, para os desempregados e excluídos, propondo linhas de cursos profissionalizantes que possam desenvolver as seguintes habilidades:
habilidades gerais – conhecimentos das generalidades; habilidades dimensionais – quanto à dimensão social; habilidades gerenciais – gestão pública.
habilidades emocionais – quanto à inteligência emocional; habilidades profissionais – conhecimento das técnicas do trabalho.
habilidades direcionais – conhecimentos sobre a direção profissional; habilidades cognitivas – conhecimentos interiores; habilidades interpessoais – saber lidar com o público.
habilidades associativas – saber trabalhar em sociedade; habilidades profissionais – conhecimentos das técnicas; habilidades interrelacionais – conhecimentos das relações entre as pessoas.
habilidades básicas – leitura, cálculo, raciocínio, abstração; habilidades específicas – conhecimentos técnicos e competências; habilidades de gestão – autogestão e empreendimento.
Em 1971, com a Lei de Diretrizes e Bases do governo militar, a equivalência entre os ramos secundário e propedêutico foi substituída pela obrigatoriedade da habilitação profissional para todos os que cursassem o que passou a ser:
ensino médio.
ensino de 2º grau.
curso profissionalizante.
ensino técnico.
habilitação profissionalizante.
A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?
Reestruturação produtiva.
Reformulação curricular.
Reordenação globalizante.
Segunda revolução industrial.
Movimento gestacional.
As teorias sobre o fracasso escolar na Escola Pública discutem a ideologia da Meritocracia, que tem a seguinte definição:
é um sistema pelo qual os lugares sociais seriam ocupados com base no mérito pessoal.
é um sistema público educacional elaborado a partir do mérito do aluno.
é um sistema de educação profissional pautado nas técnicas de mérito educacional.
é um sistema político-educacional que eleva os indivíduos com base nas técnicas de mérito transversais.
é um sistema político-pedagógico de educação que auxilia os alunos no campo do mérito interpessoal.
A educação profissional no Brasil, na década de 60, foi pensada a partir da diferenciação e do desenvolvimento dos vários ramos profissionais, em decorrência do desenvolvimento crescente dos setores secundário e terciário, que acabaram por viabilizar o reconhecimento da legitimidade de outros saberes. Nesse sentido, a essência do princípio educativo tradicional é a existência de:
dois projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos de ensino.
um projeto pedagógico que atenda às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores instrumentais e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
vários projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores analfabetos, semi-analfabetos, instrumentais e trabalhadores intelectuais através de sistemas distintos.
muitos projetos pedagógicos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores desqualificados, instrumentais, multiqualificados e trabalhadores intelectuais através de um sistema de ensino.
três projetos pedagógicos distintos que atendam às necessidades definidas pela divisão técnica e social do trabalho de formar trabalhadores da classe baixa, média e alta através de três sistemas distintos de ensino.
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