Listagem de Questões Concurso UFPE
Não é papel do pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar:
a definição dos objetivos educativos, considerando o contexto histórico.
o gerenciamento e controle das atividades desenvolvidas pelo professor no processo ensino-aprendizagem.
a detecção de problemas de aprendizagem entre alunos.
a coordenação do plano pedagógico e planos de ensino da articulação horizontal e vertical dos conteúdos.
a avaliação e uso de técnicas e recursos referentes à prática educativa escolar.
Qual a alternativa que apresenta elementos característicos da avaliação do processo ensinoaprendizagem, numa função diagnóstica?
Mecanismo disciplinador de condutas sociais.
Instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
Instrumento disciplinador das condutas congnitivas e sociais no contexto da escola.
Ajuizamento da qualidade do objeto avaliado.
Julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.
Na estrutura Curricular da escola, encontra-se em discussão um conceito de organização dos conteúdos que tem como prioridade a transcendência dos conteúdos, pois é uma nova modalidade de relação entre as disciplinas para a sua superação. Este conceito diz respeito à:
pluridisciplinariedade.
interdisciplinariedade.
transdisciplinariedade.
multidisciplinariedade.
disciplinariedade cruzada.
Não faz parte das diretrizes do planejamento de ensino:
segregar o trabalho pedagógico, através de atividades competitivas, específicas e neutras.
planejar ações com a participação de todos os elementos envolvidos no processo de ensino.
priorizar a busca da unidade entre teoria e prática.
partir da realidade concreta de alunos, comunidade dentro do contexto econômico-social.
buscar uma relação educador-educando pautado em ações cooperativas.
É freqüente ouvir-se dizer: "Eu transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algumas coisas, entrego e pronto. Cumpri minha obrigação". Esse discurso é remanescente de uma fase político-social que, no âmbito educacional, ficou conhecida como:
pedagogia crítica.
pedagogia tradicional.
pedagogia escola-novista.
pedagogia tecnicista.
pedagogia reprodutivista.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}