Questões Concurso SME/SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SME/SP

#Questão 502750 - Geografia, Urbanização, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Considere a notícia abaixo.

Os fatos mencionados nesta notícia:

#Questão 502752 - Geografia, Urbanização, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

O desenvolvimento da industrialização em todo o mundo tem concorrido para a expansão das manchas urbanas, e as populações que aí vivem são particularmente afetadas por três tipos de fenômenos decorrentes das alterações do clima urbano:

#Questão 475131 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Até agora se supôs que todo nosso conhecimento deveria regular-se pelos objetos; porém, todas as tentativas de estabelecer algo 'a priori' sobre ele, através de conceitos, por meio dos quais nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob essa pressuposição. Por isso, tente-se ver uma vez se não progredimos melhor nas tarefas da Metafísica, admitindo que os objetos devam regular-se pelo nosso conhecimento (...).

O texto acima

#Questão 475142 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Nas práticas arcaicas, o discurso não constata o real, ele performativamente o faz ser. (...) No discurso 'racional' diz-se que as coisas são tais; logo, diz-se a verdade: subordina-se a verdade ao real que ela enuncia. (...) A passagem às práticas racionais de veridicidade pode, portanto, ser descrita como uma inversão: da autoridade do mestre como abonador da realidade daquilo que ele fala à autoridade da realidade como abonadora da veridicidade do que diz o locutor.

No texto supracitado, Francis Wolff aponta uma das várias diferenças fundamentais entre o discurso racional e o discurso arcaico ou mítico. A partir dele, é correto dizer que no discurso

#Questão 475154 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Desta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade.

 É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis