Questões Concurso SEPLAG/MG

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Listagem de Questões Concurso SEPLAG/MG

Sobre os problemas que interferem na comunicação e a dificultam, denominados barreiras, assinale a afirmativa INCORRETA:

Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando termos relativos aos fluxos comunicativos:

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

    

Para que uma pessoa possa aprender a ler e escrever, há alguns saberes que ela precisa atingir por meio de percepções que devem ser realizadas inconscientemente. São elas:

I. a consciência da unidade palavra;

II. a idéia do símbolo;

III. a organização da página escrita;

IV. a memorização do alfabeto;

V. a discriminação das formas das letras;

VI. a discriminação dos sons da fala.

Estão CORRETOS os itens:

A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:

I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;

II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;

III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;

IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

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