Questões Concurso SEPLAG/MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEPLAG/MG

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

O documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é:

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com:

I. a experiência de seu corpo docente, seus diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais;

II. o funcionamento de novas escolas que preenchem os requisitos de infraestrutura definidos;

III. o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema;

IV. a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

Estão CORRETOS os itens:

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.

( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.

( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.

( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).

( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis