Questões Concurso Prefeitura Vitorino Freire - MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura Vitorino Freire - MA

Após duas décadas do processo de institucionalização do SUS, a sua implantação e implementação evoluíram muito, especialmente em relação aos processos de descentralização e municipalização das ações e serviços de saúde. Nessa evolução o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), pactuaram responsabilidades entre os três gestores do SUS, no campo da gestão do Sistema e da atenção à saúde. A implantação deste Pacto, nas suas três dimensões – Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão –, possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e, ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social (Ministério da Saúde, 2006). A respeito das prioridades do Pacto pela vida é incorreto afirmar:

Mulher, de 55 anos, refere dor protocinética nas articulações interfalangianas proximais e distais das mãos, apresentando rigidez matinal de curta duração, sensação palpável de crepitação e deformidade anatômica das mãos. Ao examinar as mãos o medico identifica nódulos endurecidos na face lateral das articulações dos dedos (nódulos de Heberden) a presença desses nódulos caracteriza qual das doenças a baixo:

Paciente, 32 anos, sem comorbidade e previamente saudável, em consulta refere tosse pouco produtiva, discreto desconforto respiratório, dor a inspiração profunda, inapetência e febre de media 39º nos últimos 3 dias. Na avaliação radiológica existe aparente consolidação com broncogramas aéreos em lobo inferior direito.

Adolescente, 16 anos, gravida, GIP0A0, é trazida para o posto de saúde com episódio de perda de consciência. Pela carteira de gestante, a ultima consulta foi há 20 dias, estava com 32 semanas e PA 150x90, ganho ponderal de 1,5kg. No exame físico paciente encontrava-se torporosa, icterícia 3+/6+, PA 160x110, altura de fundo uterina de +/- 30 cm e BCF +, útero sem contrações. A conduta inicial mais correta para essa paciente é:

Dentre as parasitoses intestinais assinale a opção que compreende apenas parasitas comumente adquiridas por penetração da pele:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis