Questões Concurso Prefeitura de Presidente Prudente - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Presidente Prudente - SP

Entre os fatores que Cavagnari (in: Veiga; Resende, 2008) elenca para a efetivação da proposta de uma escola autônoma está a rotatividade do corpo docente. Em sua relação com o projeto político pedagógico, essa rotatividade é 

Muller (in: Thurner; Maulini, 2012) afirma que “[...] para organizar ou guiar o ensino, há duas lógicas disponíveis: uma lógica de programa, que consiste em definir o que é preciso fazer (e quando, como) e uma lógica de objetivos que, por sua vez, define o produto de um fazer e deixa aberta, pelo menos a princípio, a maneira de obter esse produto”.
Assinale a alternativa correta quanto a essas duas lógicas e suas implicações sobre a organização do trabalho escolar. 

Leia o texto a seguir, adaptado de Macedo (2005).

“A escola de ontem era uma escola especializada, compartimentada, como eram a indústria e a vida familiar; era uma escola de caixinhas. Por exemplo, nas famílias, a mulher e o marido tinham suas tarefas e obrigações definidas por uma relação de dependência ou de independência. O mesmo acontecia na escola: o professor ensinava, os alunos aprendiam, o diretor dirigia, o faxineiro cuidava da limpeza. Entretanto, esse jeito de organizar as relações entre pessoas ou tarefas está mudando. Agora, temos muitas outras formas de combinações. O individualismo, o mercado e a tecnologia (Lipovestky e Charles, 2004) transformaram nossas formas de viver. [...] A escola, que sempre foi especializada na transmissão do passado, com seus valores, com aquilo que não podíamos esquecer, também deve se organizar para o futuro; tem de colocá-lo em sua pauta de ensino. Não basta transmitir aos nossos alunos aquilo que a cultura acumulou de melhor e ensiná-los no dia a dia. Temos de prepará-los na escola para este mundo”.
Para Macedo (2005), uma consequência sobre o trabalho docente extraída dessa reflexão é de que 

Ao discutir as alterações nos regimentos escolares articuladas à mudança no paradigma avaliativo, Hoffmann (2001) narra a seguinte situação:
“A supervisora de uma secretaria municipal falou- -me, antes de uma conferência, sobre o trabalho que estavam realizando em respeito às diferenças dos alunos nas escolas do município [por meio de regimentos reelaborados e amplamente divulgados]. Durante a palestra, [...] uma das professoras surpreendeu-me, pedindo orientações sobre critérios para organização de turmas por dificuldades, procedimento costumeiro daquelas escolas municipais”. Para a autora, esse exemplo revela 

Leia o texto para responder à questão.


    Olívia é uma jovem diretora escolar. Ela aproveitou a reunião com sua supervisora de ensino para perguntar como lidar com o que ela entendia ser inveja ou ressentimento de seus colegas sob sua gestão. A supervisora se recordou da Teoria dos Traços de Personalidade, apresentada no livro Liderança em gestão escolar (Lück, 2010): “Toda teoria tem seus limites, mas eu penso que alguns traços ali são bacanas mesmo da gente pensar sobre e tentar cultivar”. Mais tarde, Olívia leu o seguinte excerto na obra indicada, a respeito dos líderes:

    “Sabem o que dizer e como dizer, no momento adequado, evitando agir para resolver problemas e comunicar-se de modo impensado, emocional, expressando suas subjetividades e frustrações. Portanto, sabem negociar, estabelecer mediações em situações de conflito, enfrentando-as com naturalidade e competência. Também são capazes de lidar com habilidade e tato diante de expressões de inveja, ciúme, malquerença, ressentimentos, desconfianças, raiva, que apareçam no ambiente escolar, compreendendo a dimensão humana dessas emoções e oferecendo elementos para humanizá-las”.
A supervisora se recordou das limitações da teoria dos Traços de Personalidade, quando adotada como orientação única. Na obra lida por Olívia, Lück (2010) indica, entre outras críticas, que essa teoria

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis