Questões Concurso Prefeitura de Presidente Kennedy - ES

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A direção de uma escola situada no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo, decidiu levar seus alunos para conhecer um município próximo, São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro. Aproveitando o momento, o professor de Geografia criou um desafio para seus alunos.
O docente pediu que seus discentes calculassem a distância entre as duas cidades. Para isso, os alunos receberam um mapa com escala 1:1.000.000. Para ajudar e padronizar as respostas, o professor sinalizou que, no mapa físico, as distâncias entre os dois pontos, as duas cidades, representavam 4,5 cm.
Considerando as informações da escala cartográfica, medidas do mapa físico e que a medição do mapa foi realizada em linha reta, os alunos concluíram que, para o trabalho de campo realizado com a escola, eles percorreriam:

Na escola, a música pode ser relacionada a diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de uma alfabetização musical, na qual a aprendizagem seja relativa à diversidade cultural do Brasil, é imprescindível que as atividades contemplem:

A proposta triangular de ensino da Arte, idealizada por Ana Mae Barbosa, valoriza a construção e elaboração do procedimento artístico e estético focalizando na tríade fazer, contextualizar (refletir) e ler (apreciar) arte. O ler a arte refere-se:

“No início da década de 1950, a arquitetura brasileira desenvolveu projetos que revelaram a preocupação dos arquitetos com as questões sociais do país. Nesse sentido, destaca-se a obra de Afonso Eduardo Reidy (1909-1964) para o conjunto residencial de Pedregulho, no Rio de Janeiro.

A importância desse conjunto reside não só na preocupação social, mas também no empenho do arquiteto em criar um espaço que fosse confortável para os moradores e expressasse beleza arquitetônica. Assim, Burle Marx, que desenvolveu áreas ajardinadas, e Cândido Portinari e Anísio Medeiros, que criaram painéis para alguns prédios, foram importantes colaboradores de Reidy. Com o tempo, o conjunto perdeu algumas de suas características originais, mas encontra-se, hoje, em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.” PROENÇA, Graça. História da Arte. 17 ed. São Paulo, SP: Ática, 2011. (Adaptado)

Segundo o IPHAN, de acordo com o conceito descrito no Artigo 216 da Constituição, o patrimônio cultural pode ter natureza material ou imaterial. O conjunto residencial Pedregulho, ao ser tombado, se enquadrará em:

Segundo Ana Mae Barbosa, existem algumas diferenças entre o entendimento do ensino da Arte entre os educadores modernistas e os pós-modernistas. Na educação moderna, o fator desenvolvedor da criatividade era:

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